A pop art no cenário brasileiro do século XX pela obra de Nelson Leirner

Autores/as

  • Renner Willian Candido da Silva
  • Andressa Silva Domingos
  • Ana Paula Rodrigues Centro Universitário FAVENI

DOI:

https://doi.org/10.14393/AM-v21n1-2024-76115

Palabras clave:

Pop Art, Vanguardas Artísticas, Nelson Leirner, Artes Visuais, Arte Brasileira

Resumen

Este artigo analisa a produção artística de Nelson Leirner com o objetivo de levantar os fundamentos da Pop Art em território brasileiro. Conectando a sua carreira profissional ao contexto histórico-social nacional do período, o trabalho contempla os temas explorados e as abordagens empregadas pelo artista. Dessa forma, lança luz sobre fatos, eventos, obras de sua autoria e investiga suas contribuições para os atuais parâmetros da arte no Brasil. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se em uma revisão bibliográfica de diversas fontes, que revelou a sua participação ativa, pioneira, protagonista e criativa no referido movimento artístico e no cenário cultural estudado. Através da ironia e do humor, Leirner abordou de forma crítica temas sensíveis à sociedade brasileira, incluindo os modos e as interpretações sobre a arte, as influências estrangeiras na construção da identidade brasileira, o crescente consumismo, o novo cotidiano, a política, a ditadura militar e outros tópicos relacionados. O mesmo atuou ressignificando objetos do cotidiano e questionando os valores artísticos estabelecidos. Suas obras, marcadas pela apropriação de elementos da cultura popular, tornaram-se referências para as futuras gerações de artistas brasileiros. A análise da produção de Leirner revela sua importância como exímio representante da Pop Art no Brasil, contribuindo para a desconstrução de conceitos tradicionais sobre arte e para a construção de uma identidade artística mais autêntica e crítica. Seu legado continua a inspirar artistas e pesquisadores, evidenciando a relevância de aprofundar os estudos sobre sua obra e seu papel na história da arte brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renner Willian Candido da Silva

Licenciado em Educação nas áreas pedagógicas, artísticas e de expressão. Especializações em cultura de movimento e gestão escolar. Experiência profissional em redes de Educação Básica públicas, atuando em nível de docência e gestão/planejamento.

Andressa Silva Domingos

Licenciada em Educação nas áreas pedagógicas, filosóficas e artísticas. Especializações em psicopedagogia e arteterapia. Experiência profissional em redes de Educação Básica públicas, ensino técnico e superior, atuando em nível de docência.

Ana Paula Rodrigues, Centro Universitário FAVENI

Doutora em Educação; Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade; Especialista em Marketing, Tutoria em EAD e Docência do Ensino Superior (2016); graduada em Educação Física (2002). Diretora de EAD do Grupo Educacional FAVENI. Atua como pró-reitora de EAD no Centro Universitário FAVENI, principalmente, nas áreas de EAD, Marketing, Gestão Empreendedora e Metodologia Científica. Pertence ao banco de avaliadores do INEP desde 2018. Pró-reitora de EAD, do UNIABEU.

Citas

ACERVO MASP. Museu de Arte de São Paulo (MASP). Disponível em: <https://masp.org.br/busca?search=nelson+leirner>. Acesso em 22 de setembro de 2024.

AMARAL, Aracy. Nelson Leirner. In: Modernidade: arte brasileira do século XX. São Paulo: Hamburg, 1988.

ARANTES, Otília Beatriz Fiori. Depois das vanguardas. Arte em Revista, ano 5, n.7, p. 4-8; 10-12; 14-15; 18; 20, São Paulo: agosto 1983.

BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. Projeto Arte no Brasil: textos críticos. Seminário Serviços de Informação em Museus, p. 61-69, São Paulo: 2015. Disponível em: <http://biblioteca.pinacoteca.org.br:9090/bases/biblioteca/07498.pdf>. Acesso em 14 de outubro de 2024.

ENCICLOPEDIA ITAÚ CULTURAL DE ARTE E CULTURA BRASILEIRA. Nelson Leirner. Disponível em: <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9429/nelson-leirner>. Acesso em 11 de outubro de 2024.

ESCRITÓRIO DE ARTE.COM. Biografia: Nelson Leirner. Disponível em: <https://www.escritoriodearte.com/artista/nelson-leirner>. Acesso em: 15 de outubro de 2024.

FARIAS, Agnaldo. Nelson Leirner. In: Tridimensionalidade na arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural, 1997.

GULLAR, Ferreira. Cultura posta em questão. Arte em Revista, v. 2, n. 3, p. 83-87, São Paulo: março de 1980.

LEIRNER, Nelson. O porco, ou o happening da crítica. In: Retrospectiva Nelson Leirner. São Paulo: Paço das Artes, 1994, p. 41-42.

LOVELY DÉCOR. SP-Arte. Publicado em 01/05/2010. Disponível em: <https://lovelydecor.wordpress.com/tag/nelson-leirner/>. Acesso em: 07 de outubro de 2024.

RAMALDES, KARINE. A Relação entre Espectador e Obra de Arte. Revista aSPAs, v.6, n.1, São Paulo, 2016, p. 149-161.

RIBEIRO, Maria Isabel Branco. Nelson Leirner. In: Por que Duchamp? Leituras duchampianas por artistas e críticos brasileiros. São Paulo: Itaú Cultural: Paço das Artes, 1999, p. 60-61.

RIBEIRO, Marília Andrés. Reflexão sobre a Arte Brasileira nos Anos de 1960/70. Revista Porto Alegre, v. 19, n. 33, Porto Alegre, novembro de 2012.

TOUCH OF CLASS. Nelson Leirner, artista brasileiro conhecido por críticas incisivas ao munda da arte, morreu aos 88. Disponível em: . Publicado em 11/03/2020. Acesso em 13 de outubro de 2024.

Publicado

2024-12-24