Luca, alegoria e intencionalidade autoral
uma análise crítico-discursiva das representações queer no jornal Folha de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v19n1-2022-65359Palabras clave:
Alegoria, Análise de Discurso, Estudos Queer, Intencionalidade autoral, LucaResumen
Resumo: No presente trabalho, intenta-se problematizar, sob o holofote de uma abordagem discursivo-crítica, a maneira como as práticas sociodiscursivas midiáticas constroem informações sobre a relação da comunidade queer e sua necessidade de representatividade e como perfomatizam a subjetividade da audiência LGBTQIA+, especificamente ao se avaliar seu objeto de estudo, qual seja, uma reportagem do jornal Folha de São Paulo. Igualmente, também serão destrinchadas as implicações da intencionalidade autoral no caminho da interpretação da obra Luca em contrapartida aos códigos, metáforas, analogias e alegorias que a mesma parece emitir. O artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa bibliográfica feita em relação aos seus referenciais no site de pesquisa SciELO, coletando artigos científicos para posterior leitura e fichamento. Após a coleta de dados por meio de documentação indireta, realizou-se o estudo de caso da reportagem para elaboração da análise crítica, cujos dados obtidos foram organizados para que se pudessem explanar os resultados obtidos. Sobre os resultados, percebe-se que o autor da reportagem realiza escolhas léxicogramaticais pouco emancipatórias, dando margem a uma interpretação que reforça a abjeção sofrida pelos corpos gays. No mesmo sentido, assim se dá o posicionamento do diretor de Luca, o que provoca reflexões frente ao contexto de acusação de censura por que passa a Disney. Por fim, percebe-se que a sétima arte e as animações possuem a força de criarem representações sólidas e orgulhosas da comunidade LGBTQIA+, apesar de esse percurso não se ver consolidado atualmente, observando-se, em seu lugar, migalhas de representatividade superficiais.
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