Década de 1890
a representação da formação da sociedade brasileira a partir de três distintas obras literárias da época
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v19n1-2022-64883Palabras clave:
Sociedade brasileira; Dom Casmurro; O cortiço; Contos amazônicos.Resumen
A década de 1890 foi de grande relevância literária e social. Visto que, foi um momento de publicação de grandes obras literárias e do reconhecimento de dois movimentos literários, o realismo e o naturalismo. Durante esse período foram publicadas três obras, que serão analisadas neste artigo, sendo elas Dom Casmurro, O cortiço e Contos Amazônicos. A partir delas se busca entender suas semelhanças e diferenças em relação à formação da sociedade brasileira. Para esta pesquisa foram utilizados grandes estudiosos da literatura brasileira, como Antônio Cândido e Roberto Schwarz. Assim, é necessário também utilizar dessas fontes para analisar a formação identitária brasileira para além de uma perspectiva central de Brasil, buscando comparar tais análises com duas diferentes regiões do país, o Sudeste e o Norte. Desse modo, podemos entender o processo de semelhança dessa identidade de brasileiros e também os mecanismos que distinguem essa noção única identitária que é reproduzida até hoje.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, Gabriel A. S. de. Processo formativo e autoral em Inglês de Sousa. Revista Cerrados. 2020.
ASSIS, Machado de. Dom Casmuro. 8° ed. São Paulo: Martin Claret, 2010.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 8° ed. São Paulo: Martin Claret, 2012.
CÂNDIDO, Antônio. De cortiço a cortiço. In: CÂNDIDO, Antônio. O discurso e a cidade. 3. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre azul, 2004.
SCHWARZ, Roberto. A poesia envenenada de Dom Casmurro. In: SCHWARZ, Roberto. Duas meninas. São Paulo: Companhia da Letras, 1997, p. 7-42.
SOUSA, Inglês de. 1853-1918. Contos amazônicos. 3° ed. São Paulo: Martin Claret, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.