A Filosofia como criação de conceitos em Gilles Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v21n1-2024-67475Keywords:
Filosofia; conceito; criação.Abstract
O presente artigo faz um recorte do pensamento de Gilles Deleuze, mostrando as compreensões sobre a filosofia, e a noção singular que este filósofo intuiu. Apresentamos a noção platônica de filosofia como admiração. Expomos a compreensão de filosofia como reflexão e crítica. E, por fim mostramos a noção de filosofia como comunicação. Estes três passos nos permitem notar a originalidade do pensamento deleuziano acerca do que é a filosofia. Mostra-se a criação de conceitos como atividade destinada a filosofia. Trata-se também das compreensões sobre o conceito. Passamos pela noção enciclopédica muito presente nos dicionários de filosofia; mostramos o conceito como atividade pedagógica e por fim, um tendência recente se associar o conceito a um produto do mercado ou mesmo marketing. O pensamento deleuziano se serve do conceito como atividade pedagógica que permite através da história da filosofia pensar e organizar os problemas que afetam um indivíduo. O conceito não se designa por definições, mas como forma de compor uma totalidade que é fragmentada, isto é, que tem bifurcações.
Downloads
References
ABBGANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Edições Loyola, 2002
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.
DELEUZE, Gilles. Conversações. 1972-1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. (Coleção TRANS)
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (Coleção TRANS)
GALLO, Sílvio. Deleuze e a educação. 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2007.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social, vol. 1. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
LALANDE, André. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.