Regularidades discursivas e processos de in/exclusão de pessoas com deficiência na escola
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-63965Palabras clave:
In/exclusão, Normalização, Educação Especial, Práticas discursivas, DeficiênciaResumen
Este artigo teve como objetivo analisar as regularidades e deslocamentos discursivos na área de Educação Especial e as relações com os processos de in/exclusão de pessoas com deficiência na escola. Buscamos a noção de normalização de Foucault e Canguilhem como forma de revelar as formas de exercício do poder na constituição de saberes no contexto escolar em relação às pessoas com deficiência. Analisamos a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 e pareceres pedagógicos de professores que atuam no serviço de apoio de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados revelaram um entrecruzamento de séries enunciativas em dois movimentos: um deslocamento discursivo da noção de deficiência a partir da afirmação da educação inclusiva na política de educação especial e outro movimento de regularidade discursiva em que a noção de deficiência é marcada por saberes do campo médico/clínico que reforçam processos de normalização dos alunos público-alvo da Educação Especial.
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