Regularidades discursivas e processos de in/exclusão de pessoas com deficiência na escola
DOI :
https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-63965Mots-clés :
In/exclusão, Normalização, Educação Especial, Práticas discursivas, DeficiênciaRésumé
Este artigo teve como objetivo analisar as regularidades e deslocamentos discursivos na área de Educação Especial e as relações com os processos de in/exclusão de pessoas com deficiência na escola. Buscamos a noção de normalização de Foucault e Canguilhem como forma de revelar as formas de exercício do poder na constituição de saberes no contexto escolar em relação às pessoas com deficiência. Analisamos a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 e pareceres pedagógicos de professores que atuam no serviço de apoio de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados revelaram um entrecruzamento de séries enunciativas em dois movimentos: um deslocamento discursivo da noção de deficiência a partir da afirmação da educação inclusiva na política de educação especial e outro movimento de regularidade discursiva em que a noção de deficiência é marcada por saberes do campo médico/clínico que reforçam processos de normalização dos alunos público-alvo da Educação Especial.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC: SEESP, 2008.
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2019.
COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.
FABRIS, Eli Henn. In/exclusão no currículo escolar: o que fazemos com os “incluídos”? Educação Unisinos, v. 15, n. 1, p. 32-39, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/978>. Acesso em: 7 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2011.151.04
FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). Tradução Eduardo Brandão. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 25. ed. São Paulo: Graal, 2012.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
FROHLICH, Raquel. Práticas de apoio à inclusão escolar e a constituição de normalidades diferenciais. 2018. 221f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, 2018.
FROHLICH, Raquel. Os processos de normalização da deficiência: da correção para o investimento na aprendizagem. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 26, n. 3, p. 68-81, nov. 2018. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/12400>. Acesso em: 4 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12400
LOCKMANN, Kamila. As práticas de in/exclusão na escola e a redefinição do conhecimento escolar: implicações contemporâneas. Educar em revista, Curitiba, n. 54, p. 275-292, out./dez. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/p3SZJvFRTm6QK6m7rTdc9gB/?lang=pt>. Acesso em: 10 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.34677
LOPES, Maura Corcini. In/exclusão escolar: a invenção de tipos específicos de alunos. Revista Colombiana de Educación, n. 54, p. 96-119, 2008. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=413635248006>. Acesso em: 5 fev. 2020.
LOPES, Maura Corcini. Políticas de Inclusão e governamentalidade. Educação e Realidade, n. 34, v. 2, p. 153-169, 2009. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/8297/5536>. Acesso em: 5 fev. 2020.
LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
PROFESSORA DO AEE I. Relatório. Relatório do AEE. Amargosa (Bahia), 18 nov. 2019.
PROFESSORA do AEE II. Relatório. Relatório do AEE. Amargosa (Bahia), 12 dez. 2019.
SILVA, Gisele Ruiz; HENNING, Paula Corrêa. Entre leis, decretos e resoluções... A inclusão escolar no jogo neoliberal. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 43, p. 843-864, set./dez., 2014. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189132834011>. Acesso em: 22 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.AO01
SKLIAR, Carlos. Pedagogia improvável da diferença. E se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019.
VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Inclusão, exclusão, in/exclusão. Verve, v. 20, p. 121-135, 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/verve/article/view/14886>. Acesso em: 23 de julho de 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marcia Valéria Cozzani, Nilton Milanez 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.