Interpela-me?

A ideologia e o Outro enquanto condições subjetivas do sujeito nos discursos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v6n2-2024-74595

Palavras-chave:

Interpelação, Análise de Discurso, Formações discursivas, Sujeito ideológico, Sujeito do inconsciente

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir, teoricamente, o conceito de interpelação enquanto operação que alça o indivíduo à condição de sujeito da Ideologia, articulando-a às noções de eu e de sujeito do inconsciente forjadas pela psicanálise. Como resultados, são reiteradas as ideias de que: a) a interpelação subordina, pela nomeação, o indivíduo às posições sociais ancoradas em formações discursivas, convertendo-o em sujeito ideológico; b) esse mecanismo opera através de processos discursivos de alienação que mascaram, para o sujeito intimado, a relação de assujeitamento na qual se encontra, fazendo-o crer-se como sujeito de si mesmo e origem do seu dizer; c) o sujeito ideológico se aproxima da instância do Eu, uma vez que ambos estão assentados em identificações imaginárias que fornecem a ilusão de unidade do ser e da literalidade do sentido e d) a originalidade do sujeito e sua condição subjetiva estariam vinculadas ao sujeito do inconsciente, que se apresenta nas falhas do discurso. Em vista disso, conclui-se que os sujeitos da ideologia e do inconsciente, quando interpelados, estão subordinados ao campo da linguagem (o grande Outro), pois ambos são efeitos dos significantes, um sob a forma das representações imaginárias e o outro a partir das brechas do discurso.

Biografia do Autor

  • Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues, Universidade Federal da Bahia - UFBA

    Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bacharel em Psicologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Psicanalista (Escola de Formação- NAPSI). Psicólogo. Professor da rede básica de educação do Estado da Bahia no município de Salvador. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH) vinculado à UNEB.

  • Tiago Santos Sampaio, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Superior pela UNEB e Bacharel em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor do curso de Comunicação Social da UNEB (Campus XIV) desde 2009, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na gestão universitária, atuou na Coordenação de Colegiado, como Assessor de Comunicação da UNEB e Assessor da Reitoria. Suas áreas de atuação concentram-se em Gestão do Conhecimento e da Comunicação; Teorias da Comunicação, Análise do Discurso, Estudos Culturais, Políticas de Comunicação e Comunicação Comunitária.

  • Maria de Lourdes Soares Ornellas Farias, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Doutorado e mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Pedagogia e Psicologia com Licenciatura e Bacharelado pela Universidade do Estado da Bahia (UFBA), Psicanalista. Professora titular da Universidade do Estado da Bahia e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Educação e Representações Sociais - Geppe-rs -, do PPGEduC, na UNEB, que abriga duas linhas de pesquisa: Psicanálise e Educação e Educação e Representações Sociais. Tem parceria com o LEPSI - Lugar de Vida - USP. Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa de Representações Sociais em Educação da PUC/SP , vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representação Social - CIERS-ed da Fundação Carlos Chagas - FCC. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso da Universidade Católica do Salvador - UCSAL. É Coordenadora do NEARS - Núcleo de Estudos em Representação Social e Afeto na Educação. Membro da Associação de Psicanálise da Bahia.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Interpela-me? : A ideologia e o Outro enquanto condições subjetivas do sujeito nos discursos . Revista Heterotópica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 159–175, 2024. DOI: 10.14393/HTP-v6n2-2024-74595. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/74595. Acesso em: 26 mar. 2025.