Conflitos na relação professora-chefia e o drama da psiquiatrização docente: um estudo a partir de dados do município de Goiânia
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Este estudo propõe a investigação dos dramas de psiquiatrização de docentes da rede municipal de Goiânia, atentando para suas vinculações com os conflitos na relação professora-chefia. A presente pesquisa, com abordagem qualitativa, está baseada na análise de 11 fichas-síntese, referentes aos prontuários de licenças psiquiátricas concedidas a servidoras municipais entre os anos de 2015 a 2017, disponibilizadas pela Junta Médica Municipal de Goiânia (JMM). A psicologia histórico-cultural e o materialismo histórico-dialético fizeram-se imprescindíveis para a construção de um olhar investigativo para o trabalho docente, apontando para o teor inextricável dos conflitos com a gestão e o adoecimento docente na amostra analisada. Essa relação é explorada a partir de três principais categorias: 1. Perfil da amostra; 2. Cenas de conflito na relação professora-chefia; e 3. Fins (im)possíveis: tratamentos e encaminhamentos. Por fim, o estudo defende o resgate do sentido emancipatório do trabalho educativo e o fortalecimento do coletivo profissional como recursos para a recuperação e a manutenção da saúde dessas trabalhadoras, além de tecer considerações sobre as relações entre o adoecimento, a gestão democrática e a formação docente.
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