As contribuições de P. Ya. Galperin nas Pesquisas de Pós-Graduação realizadas no Brasil
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Piotr Yakovlevitch Galperin foi um psicólogo russo cujas ideias aplicam-se como pressupostos teóricos para pesquisas educacionais em muitos países ao redor do mundo. Seu nome está ligado principalmente à Teoria da Formação Planejada de Ações Mentais e de Conceitos. Assume-se, neste artigo, o valor heurístico dessas ideias para a compreensão das bases psicológicas da aprendizagem em contextos educacionais para atender às demandas do século XXI. O objetivo deste estudo foi investigar como as ideias de Galperin são aplicadas em dissertações e teses desenvolvidas em programas de pós-graduação, no Brasil. A pesquisa é uma revisão bibliográfica aplicando o método do estado da questão. Os dados foram coletados em três bases de dados confiáveis – Biblioteca Digital Brasileira, Catálogo CAPES e Repositórios Institucionais (1987-2021). Para a análise dos dados, empregou-se o método de análise de conteúdo, segundo categorias pré-determinadas. Os resultados revelam uma prevalência de estudos empíricos, baseados na metodologia de experimentos formativos realizados em diferentes níveis de ensino. Os objetos de estudos mais investigados são as formações de habilidades e de conceitos científicos. As ideias propostas por L. S. Vygotski, A. N. Leontiev, N. F. Talízina e V. V. Davidov articulam-se com as referências de Galperin na base teórica de muitos trabalhos, evidenciando um importante diálogo com os estudiosos da THC. Este estudo aponta o crescente interesse pelas ideias de Galperin, especificamente pela sua teoria da formação de ações mentais e conceitos, o que pode ser atribuído a amplos diálogos com a THC que predomina expressivamente na pesquisa brasileira.
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