As contribuições de P. Ya. Galperin nas Pesquisas de Pós-Graduação realizadas no Brasil

Основное содержимое статьи

Isauro Beltrán Núñez
Luiz Fernando Pereira
Edenia Maria Ribeiro do Amaral
Alison Luan Ferreira da Silva
Jeanne Denise Bezerra de Barros

Аннотация

Piotr Yakovlevitch Galperin foi um psicólogo russo cujas ideias aplicam-se como pressupostos teóricos para pesquisas educacionais em muitos países ao redor do mundo. Seu nome está ligado principalmente à Teoria da Formação Planejada de Ações Mentais e de Conceitos. Assume-se, neste artigo, o valor heurístico dessas ideias para a compreensão das bases psicológicas da aprendizagem em contextos educacionais para atender às demandas do século XXI. O objetivo deste estudo foi investigar como as ideias de Galperin são aplicadas em dissertações e teses desenvolvidas em programas de pós-graduação, no Brasil. A pesquisa é uma revisão bibliográfica aplicando o método do estado da questão. Os dados foram coletados em três bases de dados confiáveis – Biblioteca Digital Brasileira, Catálogo CAPES e Repositórios Institucionais (1987-2021). Para a análise dos dados, empregou-se o método de análise de conteúdo, segundo categorias pré-determinadas. Os resultados revelam uma prevalência de estudos empíricos, baseados na metodologia de experimentos formativos realizados em diferentes níveis de ensino. Os objetos de estudos mais investigados são as formações de habilidades e de conceitos científicos. As ideias propostas por L. S. Vygotski, A. N. Leontiev, N. F. Talízina e V. V. Davidov articulam-se com as referências de Galperin na base teórica de muitos trabalhos, evidenciando um importante diálogo com os estudiosos da THC. Este estudo aponta o crescente interesse pelas ideias de Galperin, especificamente pela sua teoria da formação de ações mentais e conceitos, o que pode ser atribuído a amplos diálogos com a THC que predomina expressivamente na pesquisa brasileira.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Информация о статье

Как цитировать
Núñez, I. B., Pereira, L. F., Amaral, E. M. R. do, Silva, A. L. F. da, & Barros, J. D. B. de. (2023). As contribuições de P. Ya. Galperin nas Pesquisas de Pós-Graduação realizadas no Brasil . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(2), 1–24. https://doi.org/10.14393/OBv7n2.a2023-69615
Раздел
VARIA/VARIES
Биографии авторов

Isauro Beltrán Núñez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3224-4694.

Luiz Fernando Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2247-3717.

Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7945-6435.

Alison Luan Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4763-8629.

Jeanne Denise Bezerra de Barros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1857-8658.

Библиографические ссылки

AMADO, J. A técnica da análise de conteúdo. Referência: Revista de Educação e Formação em Enfermagem, n. 5, p. 53-63, 2000.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. 279 p.

DAVIDOV, V. V. La Enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscow: Progreso, 1988. 279 p.

ENGENESS, I.; LUND, A. Learning for the future: Insights arising from the contributions of Piotr Galperin to the cultural-historical theory. Learning, Culture and Social Interaction, v. 25, p. 1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lcsi.2018.11.004

FARIÑAS, G. A. L. La teoría sobre las acciones mentales de P. Ya. Galperin en el contexto de la educación para la ciudadanía. Revista Amazônica, v. 11, n. 2, p. 539-545, 2013.

FARIÑAS, G. A. L. Para Leer a Galperin. In: NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. (Orgs.). Galperin e a teoria da formação planejada por etapas das ações mentais e dos conceitos: pesquisas e experiências para um ensino inovador. Campinas: Mercado de Letras, 2016, p. 79-100.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405 p.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003. 72 p.

GABAY, T. V. Galperin’s Scientific Ideas and Their Development Within Modern Activity Theory of Learning. Cultural-Historical Psychology [Kul'turno-istoricheskaya psikhologiya], v. 8, n. 4, p. 28-37, 2012.

GALPERIN, P. Ya. Psychology. 4 Lectures. Moscow: University, 2000.

GONÇALVES, P. G.; NÚÑEZ, I. B. A Teoria de P. Ya. Galperin nas pesquisas em Educação Matemática. Educação Matemática Debate, v. 1, n. 3, p. 277-295, 2017. DOI: https://doi.org/10.24116/emd25266136v1n32017a02

HAENEN, J. Outlining the teaching-learning process: Piotr Galperin’s contribution. Learning and Instruction, v. 11, n. 2, p. 157–170, 2001. DOI: https://doi.org/10.1016/S0959-4752(00)00020-7

HAIR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009. 688 p.

LONGAREZI, A. M. Experimento de formação gradual: o método de estudo da gênese dos processos cognoscitivos de P. Ya. Galperin. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. Guarujá: Editora Científica Digital, 2021, p. 35-93.

MESHCHERYAKOV, B. G.; OBUKHOVA, L. F. Report on a Scientific Trip to Brazil. Cultural-Historical Psychology [Kul'turno-istoricheskaya psikhologiya], v. 3, n. 4, p. 121–124, 2007. DOI: https://doi.org/10.17759/chp.2007030414

NOBRE, S. S. S. Pesquisas em educação matemática sustentadas pela teoria de P. Ya. Galperin: análise das teses e dissertações defendidas no Brasil (2007 - 2017). 2018. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima e Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima, Boa Vista, 2019.

NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; THERRIEN, J. Trabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, p. 5–16, 2004. DOI: https://doi.org/10.18222/eae153020042148

NÚÑEZ, I. B. Vygotsky, Leontiev e Galperin. Formação de Conceitos e Princípios Didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009. 216 p.

NÚÑEZ, I. B.; FARIÑAS, G. A. L.; RAMALHO, B. L. Apresentação: O Sistema Galperin-Talízina na Didática Desenvolvimental: Elementos iniciais de uma contextualização. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 4, n. 1, p. 9–31, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56541

NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; OLIVEIRA, M. V. F. A teoria de P. Ya. Galperin e a formação de conceitos teóricos na educação em Ciências: reflexões críticas e possibilidades. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 4, n. 1, p. 107–131, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56474

NÚÑEZ, I. B.; OLIVEIRA, M. V. F.; RAMALHO, B. L. A influência de Vygotsky, de Leontiev, a questão da ação e do objeto de estudo da psicologia na Teoria de Galperin. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. Guarujá: Editora Científica Digital, 2021, p. 96-162.

OBUKHOVA, L. F. Galperin Theory – Establishment of a New Branch in Psychology. Cultural-Historical Psychology [Kul'turno-istoricheskaya psikhologiya], v. 6, n. 4, p. 4–10, 2010.

ORTIZ TORRES, E. A. La Dialéctica en las Investigaciones Educativas. Quito: Editorial Mar Aberto, 2018.

PODOLSKIY, A. I. Galperin’s psychological conception: On some directions and prospective of further development. The Moscow University Psychology Bulletin, n. 4, p. 11-22, 2012.

PODOLSKIY, A. I. Sobre status científico e o significado de uma teoria psicológica. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 4, n. 1, p. 32–58, 2020a. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56458

PODOLSKIY, A. I. The system of planned, stage-by-stage formation of mental actions (PSFMA) as a creative design of psychological conditions for instruction. Learning, Culture and Social Interaction, v. 25, p. 1-4, 2020b. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lcsi.2019.01.006

RESHETOVA, Z. A. Mind and activity. Psychic mechanism of learning. National Psychological Journal [Natsional’nyy psikhologicheskiy zhurnal], v. 27, n. 3, p. 40-55, 2017. DOI: https://doi.org/10.11621/npj.2017.0306

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37–50, 2006.

SAKAI, E. C. T. Metanálise das pesquisas brasileiras desenvolvidas na perspectiva galperiana em contexto de formação inicial de professores de matemática (2003-2018). 2021. 254 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021.

SÁLMINA, N. G. La función semiótica y el desarrollo. In: SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR, L. (Eds.). Antología del desarrollo psicológico del niño en edad preescolar. Trillas, 2010, p. 75-86.

SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR, L. Revision of conception of gradual formation of actions for education and psychological development. Frontiers in Psychology, v. 11, p. 1–9, 2020. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01887

VYGOTSKI, L. S. Teoria e Método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ZANKOV, L. V. La Enseñanza y el Desarrollo. Moscow: Progreso, 1984. 239 p.

ZHDAN, A. N. Milestones of creative biography and scientific outlook of P. Ya. Galperin. Psychological Journal [Psikhologicheskii zhurnal], v. 39, n. 5, p. 69-77, 2018. DOI: https://doi.org/10.31857/S020595920000835-4