A Atividade de Estudo e o desenvolvimento do pensamento teórico em aulas de Ciências
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Como um estudante aprende e como ocorre o desenvolvimento do pensamento teórico em aulas de Ciências? São questões que inquietam professores que atuam no Ensino Fundamental, tornando-se um grande desafio para a organização do ensino. Analisamos como ocorre o desenvolvimento do pensamento teórico de estudantes do oitavo ano de uma escola pública do município de Itabuna (BA), tomando-se por base uma Atividade de Estudo, vinculando ensino de Ciências com a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria do Ensino Desenvolvimental. A partir de uma pesquisa participante, de natureza histórico-cultural, estabelecemos relações entre Atividade de Estudo e o desenvolvimento de pensamento teórico. As análises partiram de quatro categorias, considerando-se processos de significação: o grau de abstração e as relações de generalidade; a participação orientada; os amplificadores culturais e ação mediada e os processos de significação na forma de modelos mentais. Na Atividade, a respiração foi o conceito nuclear/tema, organizada a partir de cinco ações mentais: formação da base teórica; análise mental do processo; formação da postura teórica; exploração do conhecimento situado e concreto e exame qualitativo dos fundamentos das ações, possibilitando o surgimento de Zonas de Desenvolvimento e a constituição de uma postura teórica em relação à realidade. Constatou-se que os estudantes conseguiram estabelecer representações mentais mais elaboradas, além da ação de reproduzi-las por meio de modelos mentais (como produções escolares), quando solicitados pelas operações/desafios. O trabalho com sistemas de conhecimentos mais complexos apontou para o trânsito autônomo e criativo na utilização dos conceitos, em relações de generalidade, manifestando pensamento teórico pelos estudantes.
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