A aprendizagem criativa do sujeito: um estudo à luz da Didática Desenvolvimental e da Teoria da Subjetividade

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Flávia Pimenta de Souza Carcanholo

Аннотация

O presente resumo de tese aborda uma discussão acerca da aprendizagem do sujeito enquanto uma produção criativa, sobre a base dos fundamentos teóricos da Didática Desenvolvimental, dos estudos decorrentes do sistema didático Elkonin-Davidov-Repkin e da Teoria da Subjetividade, realizada por F. González Rey. Parte-se do pressuposto que para aprender é preciso considerar o sujeito desse processo, sendo este o protagonista nesta ação. Requer, ainda, conceber as condições históricas, culturais, sociais e subjetivas oriundas do processo de aprender. Neste sentido, direciona-se à hipótese que todo indivíduo só aprende quando emerge como sujeito, sendo essa aprendizagem fruto da sua atividade criativa, em unidade simbólico-emocional. Dessa hipótese, origina-se a problemática da pesquisa sobre a aprendizagem humana ser sempre um ato de produção criativa; se a criança é sujeito de sua aprendizagem e se só aprende o sujeito. O objetivo geral da pesquisa esteve direcionado a investigar a produção da aprendizagem criativa na Atividade de Estudo, vinculada à área da matemática, por meio da metodologia do estudo de caso com crianças do primeiro ano do ensino fundamental, considerando a subjetividade. Utilizou-se dos princípios da Metodologia Construtivo Interpretativa para a construção e interpretação da aprendizagem, na elaboração e análise de indicadores do estudo de caso e construções hipotéticas do processo de aprender sob o ponto de vista da didática.

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Carcanholo, F. P. de S. (2022). A aprendizagem criativa do sujeito: um estudo à luz da Didática Desenvolvimental e da Teoria da Subjetividade . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(1), 307–316. https://doi.org/10.14393/OBv6n1.a2022-65685
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RESUMO DE TESES E DISSERTAÇÕES
Биография автора

Flávia Pimenta de Souza Carcanholo, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba; especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Católica de Uberlândia, Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, professora do Colégio de Aplicação Eseba / UFU, Brasil.

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