Processos grupais e atividade docente: uma proposta interventiva para saúde psicológica

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Luciete Valota Fernandes

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A pesquisa investigou como o processo grupal pode ser um instrumento de resistência ao sofrimento, ao adoecimento e à alienação no trabalho docente. Apresenta como aportes teóricos a Psicologia Histórico-Cultural e a perspectiva histórico-dialética dos grupos humanos. Os procedimentos metodológicos basearam-se em uma palestra sobre “Saúde do Professor”, entrevistas de orientação e o processo grupal concreto. Os resultados principais demonstram que a reflexão coletiva sobre os elementos singulares e gerais da negatividade e da positividade do trabalho docente produzem contradições e avanços nas consciências pedagógicas. O processo grupal permite a satisfação de múltiplas necessidades humanizadoras que se transformam em motivos estimuladores das atividades individuais, quais sejam: motivos terapêuticos, motivos reveladores das dificuldades docentes, motivos de aprendizagem, motivos do trabalho coletivo, motivos reflexivos do processo saúde-doença e motivos afetivo-emocionais. A satisfação das necessidades humanizadoras, obliteradas no plano concreto da realidade escolar e social, produzem afetos positivos nos professores.  Essas constatações autorizam a defesa da tese de que a atividade grupal e coletiva gera processos de resistência ao sofrimento e à alienação no trabalho pedagógico e, por conseguinte, de saúde psicológica.

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Fernandes, L. V. (2022). Processos grupais e atividade docente: uma proposta interventiva para saúde psicológica. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(1), 106–130. https://doi.org/10.14393/OBv6n1.a2022-64387
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DOSSIÊ
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Luciete Valota Fernandes, Universidade Federal de Jataí - Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0582-4194

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