Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin
Основное содержимое статьи
Аннотация
O presente texto é uma versão parcial e revisada do terceiro capítulo da dissertação de mestrado (AMORIM, 2021), defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O trabalho está vinculado as pesquisas realizadas no interior do Gepedi sobre Teoria da Atividade de Estudo (PUENTES, 2017, 2019a, b, c, d, e, f; CARDOSO, 2020; LOPES, 2020; CARCANHOLO, 2020; PUENTES; LONGAREZI, 2019, 2020, 2021; PUENTES; AMORIM; CARDOSO, 2017; PUENTES; CARDOSO; AMORIM, 2018). O objetivo geral do presente resumo é apresentar os resultados mais importantes da análise realizada sobre o progresso teórico-metodológico do pensamento e da obra de Repkin em relação à teoria da atividade de estudo, a partir da avaliação das contribuições do autor para o desenvolvimento da teoria com foco nos seguintes aspectos: a) objetivo da atividade de estudo, b) conceito de atividade de estudo, c) conteúdo da atividade de estudo e, d) estrutura da atividade de estudo.
Скачивания
Информация о статье
Библиографические ссылки
AMORIM, P. A. P. Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
CARCANHOLO, Flávia Pimenta de Souza. A aprendizagem criativa do sujeito: um estudo à luz da Didática Desenvolvimental e da Teoria da Subjetividade. 2020. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.691.
CARDOSO, Cecília G.C. Aprendizagem desenvolvimental: Atividade de estudo na perspectiva de V. V. Davidov. PPGED/UFU (Dissertação). 2020. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29765/1/AprendizagemDesenvolvimentalAtividade.pdf.
DAVIDOV, V. V. Teoria da aprendizagem desenvolvimental. Moscou: Pedagógica, 1996.
ELKONIN, D. B. Estrutura da Atividade de Estudo. (1960). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019, p. 149-158.
LEONTIEV, A. N. Problemas do desenvolvimento da psique. 3 ed. Moscou: Izd-vo Mn-ta, 1972a, 574p.
LEONTIEV, A. N. O problema da atividade na psicologia. Questões de Filosofia, Moscou, n. 9, 1972b, p. 95-108.
LOPES, Ewellyne Suely de Lima. A periodização do desenvolvimento e a teoria da atividade de estudo de D. B. Elkonin: uma análise à luz da teoria da subjetividade. 2020. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5503.
MARCO, F. F. de; LOPES, A. R. L.V.; CEDRO, W. L. A formação de professores no sistema Elkonin-Davidov: o contexto russo. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (orgs.). Ensino Desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 451-475.
MATVEEVA, N. I., REPKIN, V. V., SKOTARENKO, R. V. Condições de domínio das formas autônomas da Atividade de Estudo. (19750. In PUENTES R. V., AMORIM P. A. P., CARDOSO C. G. C. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019, p. 331-342.
PUENTES, R. V. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958- 2015). Obutchénie, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 20-58, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38113. Acesso em: 12 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-2.
PUENTES, R. V. Uma nova abordagem da teoria da aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019a, p. 31-53.
PUENTES, R. V. O Sistema Elkonin-Davidov-Repkin no contexto da didática desenvolvimental da atividade (1958-2015). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019b, p. 55-81.
PUENTES, R. V. Teoria da atividade de estudo: estado da arte das pesquisas russas e ucranianas (1958-2018). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019c, p. 83-137.
PUENTES, R. V. Sistema Elkonin-Davídov-Repkin: gênese e desenvolvimento da teoria da atividade de estudo – TAE (1959-2018). in: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI Andréa Maturano (orgs.) Ensino desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davidov-Repkin. 1ª ed. Uberlândia/Campinas: Edufu, Mercado de Letras, 2019e, p. 123- 159.
PUENTES, R. V. Didática desenvolvimental da atividade: uma aproximação ao sistema Elkonin-Davidov-Repkin (1958-2015). PUENTES, R. V.; MELLO, S. A, (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Livro II. Uberlândia: EDUFU, 2019f, p. 25-52.
PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARDOSO, C. G. Coelho. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 130-150, 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-12.
PUENTES, R. V.; AQUINO, O. F. Ensino desenvolvimental da atividade: uma introdução ao estudo do sistema zankoviano (1957-1977). Linhas Críticas, Brasília, 24, 2019. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20106.
PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. A Atividade de Estudo segundo V. V. Repkin: uma abordagem crítica a perspectiva da Teoria da Subjetividade. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 25, p. 748-771, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v25n3a2018-13.
PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. V. V. Repkin: vida, pensamento e obra de um dos principais representantes da didática desenvolvimental da atividade. In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro III. 1ed. Jundiaí: Paco Editorial; Uberlândia: Edufu, 2019, v. 6, p. 287-325.
PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin–Davidov–Repkin. Campinas, SP: Mercado de letras; Uberlândia, MG; Edufu, 2019.
PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. Sistemas didáticos desenvolvimentais: precisões conceituais, metodológicas e tipológicas. Obutchénie, Uberlândia. V. 4, n. 1, p. 201-242, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-57369.
PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. Enfoque histórico-cultural e aprendizagem desenvolvimental: contribuições na perspectiva do Gepedi. Livro I. São Paulo: Acadêmica Digital, 2021.
REPKIN, V. V. Organização Psicológica do Conteúdo e da Estrutura da Atividade de Estudo. (1968). In: PUENTES R. V., AMORIM P. A. P., CARDOSO C. G. C. (Orgs.). Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019a, p. 303-312.
REPKIN, V. V. O Conceito da Atividade de Estudo. (1976). In PUENTES R. V., AMORIM P. A. P., CARDOSO C. G. C. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019b, p. 313-322.
REPKIN, V. V. Estrutura da Atividade de Estudo. In PUENTES R. V., AMORIM P. A. P., CARDOSO C. G. C. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019c, p. 323-330.
REPKIN, V. V. A formação da Atividade de Estudo como um Problema Psicológico. (1977). In PUENTES R. V., AMORIM P. A. P., CARDOSO C. G. C. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019d, p. 343-352.
REPKIN, V. V. Formação da Atividade de Estudo nos Estudantes. (1977). In PUENTES R. V., AMORIM P. A. P., CARDOSO C. G. C. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019e, p. 353-364.
REPKIN, V. V. Aprendizagem Desenvolvimental e Atividade de Estudo. (1997). In PUENTES R. V., AMORIM P. A. P., CARDOSO C. G. C. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019f, p. 365-406.
REPKIN, V. V., REPKINA, N. V. A Questão da estrutura da Atividade de Estudo. (2007). In: PUENTES, R. V., AMORIM, P. A. P., CARDOSO, C. G. C. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019, p. 423-431.