Professoras que ensinam Matemática em formação inicial: as transformações oriundas do planejamento de uma tarefa de estudo para os anos iniciais do ensino fundamental
Основное содержимое статьи
Аннотация
O artigo discute sobre parte dos dados de uma investigação realizada com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em formação inicial. Dentre os objetivos dessa pesquisa aqui destacaremos o entendimento do processo de compreensão acerca da concepção de ‘tarefa de estudo’ ao se planejar uma tarefa referente ao conceito de número. Os sujeitos dessa pesquisa eram 14 licenciandas matriculadas na disciplina “Conteúdos e processos de ensino de Matemática II”, do 5º período da licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Campus Sudoeste Sede Quirinópolis. Na busca por quais foram os indícios de compreensão acerca da concepção de ‘tarefa de estudo’ que essas professoras tiveram ao planejarem uma tarefa sobre o conceito de número, foi organizado um experimento formativo, posto aqui como caminho metodológico da pesquisa. Concernente a tais escolhas, a estrutura de análise é composta de unidade, cenas e flashes. Os resultados dão indícios de que as licenciandas compreenderam que o objetivo da tarefa de estudo é a possibilidade de transformação do sujeito a partir do domínio dos conhecimentos teóricos. Assim, deram sinais de apropriação do entendimento de que a tarefa de estudo perfaz o caminho para que o sujeito seja capaz de criar e operar um modo geral de ação com dado conceito, levando-o à generalização conceitual.
Скачивания
Информация о статье
Библиографические ссылки
ARAÚJO, E. S. Da Formação e do Formar-se: a atividade de aprendizagem docente em uma escola pública. 289 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2003.
ASBAHR, F. S. F. Significado e sentido e a questão da metodologia do trabalho pedagógico no ensino fundamental. In: MILLER, S.; MENDONÇA, S. G. L.; KOHLE, É. C. (Org.) Significado e sentido na educação para humanização. Marília, SP: Oficina Universitária - Cultura Acadêmica, 2019. p. 195-211.
DAMAZIO, A; ROSA, J. E.; CARDOSO, E. F. M. Processo de apropriação do conceito de número por estudantes do segundo ano do ensino fundamental com base no Ensino Desenvolvimental. In: PUENTES, R. V.; AMARAL, S. M. (Org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 95-125. DOI: https://doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-506-0.
DAVIDOV, V. V. A atividade de estudo e aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. (Org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV; Uberlândia, MG: EDUFU, 2019. p. 249-266c. DOI: https://doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-506-0.
DAVIDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.
DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: inestigación teórica y experimental. Tradução: Marta Shuare. Moscú: Progreso, 1988.
DAVÍDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Revista Soviet Education, Problems of Developmental Teaching. The Experience of Theoretical and Experimental Psycholgogical research – Excerpts, de V. V. Davydov. Tradução José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira de Freitas. August. v. XXX, n. 8, 1986.
DAVÍDOV, V. V.; MARKOVA, A. La concepción de la atividade de estúdio de los escolares. In: SHUARE, M. (Org.) La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Moscú: Editorial Progreso, 1987. p. 316-337.
ELKONIN, D.B. Psicologia do jogo. Tradução Álvaro Cabral. 2 ed. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2009.
ELKONIN, D.B. On the structure of learning activicty. Journal of Russian and East European Psychology. Armonk/NY, v. 37, n. 6, p. 84-92, nov./dec. 1999.
DOI: https://doi.org/10.2753/RPO1061-0405370684.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1969.
LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. M. Vasily Vasilyevich Davydov: A escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013. p. 315-350.
LIBÂNEO, J. C. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. São Paulo: Pró-Reitoria de Gradução, 2009.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7ed. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2001. p. 59- 102.
MARX, K. O capital: o processo de produção do capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
MOURA, M. O. et. al. A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M. O. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010. p. 45-62.
MUNIZ, C. A. Mediação e Conhecimento Matemático. In: TACCA, M. C. V.; (Org.) Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Ed. Alínea, 2014. p. 151-169.
PUENTES, R. V. Didática desenvolvimental e teoria da atividade de estudo. Mini curso da 17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico- Cultural – Significado e Sentido na educação para a humanização. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Marília-SP, setembro, 2018.
PUENTES, R. V. Uma nova abordagem da teoria da aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. (Org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV; Uberlândia, MG: EDUFU, 2019a. p. 31-53. DOI: https://doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-497- 1.
PUENTES, R. V. O sistema Elkonin-Davidov-Repkin no contexto da Didática Desenvolvimental da Atividade (1958-2015). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.;AMORIM, P. A. (Org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V.V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV; Uberlândia, MG: EDUFU, 2019b. p. 83-137. DOI: https://doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-497-1.
PUENTES, R. V. A Teoria da Atividade de Estudo: estado da arte das pesquisas russas e ucranianas. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. (Org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV; Uberlândia, MG: EDUFU, 2019c. p. 83-137. DOI: https://doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-497-1.
PUENTES, R. V. A noção de sujeito na concepção da Aprendizagem Desenvolvimental: uma aproximação inicial à Teoria da Subjetividade. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia, MG. v.3, n.1. p. 50-79, jan./abr. 2019d. DOI: https://doi.org/10.17648/sneqs-2019-110372.
PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A.; CARDOSO, C. G. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino Em Re-vista, Uberlândia, v. 24, n.1, p. 267-286, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-12.
REPKIN, V. V. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Ensino em Re-vista, v. 21, n. 1, p. 85-99, jan./jul. 2014.
REPKIN, V. V. O conceito de atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. (Org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV, 2019. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2019a. p. 313-322.
REPKIN, V. V. A formação da atividade de estudo como um problema psicológico. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. (Org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV, 2019. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2019b. p. 343-352.
REPKIN, V. V. A aprendizagem desenvolvimental e atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. (Org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV; Uberlândia, MG: EDUFU, 2019c. p. 365-406.
REPKIN, V.V.; REPKINA, N.V. A questão da estrutura da atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. (Org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV; Uberlândia, MG: EDUFU, 2019. p. 423-430.
ROSA, J. E. Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéricas. 2012. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
ROSA, J. E.; MATOS, C. F. Atividade orientadora de ensino e proposição davydoviana na organização do ensino de matemática. Obutchénie Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia, MG, v. 2, n. 1, p. 69-91, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-4.
SILVA, M. M. A apropriação dos aspectos constituintes da Atividade Pedagógica por professores de Matemática em formação inicial. Tese - Doutorado em Educação Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2018.
SILVA, M.M; CEDRO, W.L. Discutindo as Operações de Adição e Subtração com Futuros Professores dos Anos Iniciais. Bolema, Rio Claro (SP), v. 33, n. 64, p. 470-490. ago. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a02.
SILVESTRE, B. S; SILVA, M. M. A Interface Entre o Movimento Lógico-Histórico e a Organização do Ensino do conceito matemático de ângulos. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 01-24, 2019. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1981-1322. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e62982.
VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas II. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores, Espanha: Visor, 2003.
VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas III. problemas de Psicologia Geral. Madrid: Visor, 2001.