Ensino desenvolvimental: uma análise da produção do conhecimento da educação física escolar no Brasil à luz do sistema de Elkonin-Davídov
Основное содержимое статьи
Аннотация
Este artigo apresenta a produção científica brasileira, no campo da educação física, que visa a formação do pensamento teórico no ensino escolar, a partir da teoria do ensino desenvolvimental, especificamente, dos estudos de V. V. Davídov. O corpus de análise é consubstanciado por material bibliográfico coletado no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; no portal de revistas da Scientific Electronic Library Online – SCIELO; e no banco de teses e dissertações da CAPES. A análise identifica os caminhos da produção científica na perspectiva desenvolvimental, na área da educação física escolar no Brasil. Neste viés, o presente trabalho redunda em contribuições para as reflexões que buscam articular o sistema Elkonin-Davídov com a educação física escolar brasileira.
Скачивания
Информация о статье
Библиографические ссылки
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez Editora,1992.
CORAL, Maurício Abel. Os princípios do ensino desenvolvimental na produção do conhecimento em educação física escolar. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado). Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Educação, Criciúma, 2015.
COSTA, Juliete Barbosa da; MIRANDA, Fernanda Santos Brasil de; LAVOURA, Tiago Nicola. Atividade de ensino na educação física e a formação do pensamento teórico. Psicologia da Educação. São Paulo, n. 42, p. 71-80, 1º sem. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150026.
DAVÍDOV, Vasily Vasilyevich. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Editora Progreso, 1988.
DAVÍDOV, V. V.; MARKOVA. A. La concepción de la actividad de estudio de los escolares. In: SUARE, M. La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Moscú: Progreso, 1987.
ESCOBAR, Micheli Ortega. Transformação da Didática: Construção da teoria pedagógica como categorias da prática pedagógica: experiência na disciplina escolar educação física. 195fls. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
FERREIRA, Maria Clemência Pinheiro de Lima. Educação física na educação infantil: ensino do conceito de movimento corporal na perspectiva histórico-cultural de Davydov. Dissertação. 2010. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, uniEVANGÉLICA, Anápolis, 2010.
FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira; ROSA, Sandra Valéria Limonta. Ensino Desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 613-627, abr./jun. 2015. DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/2175-62364613.
GARCIA, Silas Alberto; MIRANDA, Made Junior; COSTA, Katianny Santana Lúcio da; SOUSA, Rodrigo Pereira de; SOUZA, Samuel Gomes de. Possibilidades contributivas do ensino desenvolvimental para a problemática da falta de atenção dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental. Horizontes – Revista de educação, Dourados-MS, v. 8, n. 15, p. 194-208, jan./jun. 2020.
LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira. Vasily Vasilyevich Davydov. A escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI; Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 3 ed. Uberlândia: EDUFU, 2017.
LORENZINI, Ana Rita. Conteúdo e método da educação física escolar: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da metodologia crítico-superadora no trato com a ginástica. 266 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2013.
LORENZINI, Ana Rita; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Os níveis de sistematização da ginástica para formação de conceitos na educação escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 3, p. 302-308, 2018. DOI:
https://doi.org./10.1016/j.rbce.2018.03.004.
MELO, Flávio Dantas Albuquerque. O trato com o conhecimento da Educação Física escolar e o desenvolvimento do psiquismo: contribuições da teoria da atividade. 174 f. Tese (doutorado). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2017.
MILAK, Isabela Natal. O ensino do jogo na perspectiva davydoviana. 2018. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2018.
MIRANDA, Made Junior. O ensino desenvolvimental e a aprendizagem do voleibol. 2013. 249 f. Tese (Doutorado em Educação). Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2013.
MIRANDA, Made Junior. A aprendizagem do voleibol e a formação do conceito sobre o jogo. Motrivivência, v.26, n.42, p. 207-221, junho/2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p207.
MIRANDA, Made Junior. A avaliação dos acadêmicos de educação física da UEG-ESEFFEGO sobre a possibilidade de inter-relação entre a Teoria do Ensino Desenvolvimental e o ensino esportivo. REBES - Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 4, p. 58-69, out./dez., 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n4p58-69.
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A atividade pedagógica da educação física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 293 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Uma Educação Física Histórico-Cultural (?) Os significados das atividades da cultura corporal como uma problemática geral de pesquisa para a área. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, MG, v.2, n.2, p.339-363, maio./ago., 2018. DOI: DOI: http://dx.doi.org/10.14393/OBv2n2a2018-3.
NASCIMENTO, Carolina Picchetti; ARAÚJO, Elaine Sampaio. Contribuições do ensino da Educação Física para o trabalho com o conhecimento teórico na escola. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG, v.26, n.3, p.677-699, set./dez./2019. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/ER-v26n3a2019-3.
NÚÑES, Isauro Beltrán; OLIVEIRA, Marcus Vinícius de Faria. P. Ya. Galperin: a vida e a obra do criador da teoria da formação por etapas das ações mentais e dos conceitos. In: LONGAREZI; Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 3 ed. Uberlândia: EDUFU, 2017.
OLIVEIRA, Clara Lima de. Cultura corporal e desenvolvimento do pensamento teórico no quarto ciclo de escolarização (1º ao 3º anos do ensino médio) da abordagem crítico-superadora. 2017. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
OLIVEIRA, Marcus Vinícius de Faria. Pensamento teórico e formação docente: apropriação de saberes da tradição lúdica na perspectiva da teoria da formação das ações mentais por etapas de P. Ya. Galperin. 266 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
OLIVEIRA, Rogerio Massarotto de. A organização do trabalho educativo com o jogo na formação de professores de educação física. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
ORTIGARA, Vidalcir; MILIOLI, Bruno Beloli. Educação Física e pensamento teórico: Uma relação possível e necessária. Revista Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.11, n.2, p. 188-198, mai./ago., 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40466.
PUENTES, Roberto Valdés. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015). Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia, MG, v. 1, n. 1, p. 20-58, jan./jun., 2017. DOI: DOI: http://dx.doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-2.
RIGON, Algacir José; ASBAHR, Flavia da Silva Ferreira; MORETTI, Vanessa Dias. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
ROSA, Milaine Euzébio da. Um modo de organização de ensino dos espaços em que se efetivam as manifestações da cultura corporal. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2018.
SILVA, Matheus Bernardo. Desenvolvimento do psiquismo e formação de conceitos científicos: Apontamentos para a Educação Física. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 20, Número 3, p. 533-542, set./dez., 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/02031039.
SILVANO, Sirléia. O currículo de formação ampliada em Educação Física e a teoria da atividade de ensino. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2014.
SILVANO, Sirléia; ORTIGARA, Vidalcir. Currículo de formação ampliada e teoria da atividade de ensino na Educação Física escolar. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 464-481, maio/ago., 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0009.
ZANELA, Jennifer Aline. Concepção de desenvolvimento humano em pedagogias do consenso na educação física: uma análise à luz da psicologia histórico-cultural. 2018. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2018.