O sentido e a emoção no conteúdo do motivo da atividade de estudo

Основное содержимое статьи

Valdirene Gomes de Sousa
Lucas Vieira Lemos
Karoline Pignatel Saccon

Аннотация

Neste artigo, fazemos uma reflexão na forma de ensaio bibliográfico sobre o conteúdo que move o estudante à atividade de estudo. Com base nos fundamentos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, referente aos elementos básicos da estrutura da atividade humana, por Leontiev e Davídov, analisamos o lugar do sentido e da emoção na atividade do estudante. O objetivo foi identificar relações dos sentidos e das emoções que surgem como conteúdo do motivo na atividade de estudo. As reflexões resultam das leituras teóricas e das vivências dos três professores autores. Consideramos a atividade de estudo (objeto de análise) pelo viés da estrutura geral da atividade. Dessa correlação, identificamos o desejo, a vontade e a significação como nexos que ligam os sentidos e as emoções ao motivo da atividade, ou seja, como conteúdo deste.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Информация о статье

Как цитировать
Sousa, V. G. de ., Lemos , L. V., & Saccon, K. P. . (2021). O sentido e a emoção no conteúdo do motivo da atividade de estudo. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(2), 328–353. https://doi.org/10.14393/OBv5n2.a2021-61404
Раздел
DOSSIÊ - SISTEMA DIDÁTICO ELKONIN-DAVIDOV-REPKIN

Библиографические ссылки

ASBAHR, F. S. F.; SOUZA, M. P. R. “Por que aprender isso, professora?” Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histórico-Cultural. Estudos de Psicologia, jul/set, 2014, p. 157-238. DOI: https://doi.org/10.11606/t.47.2011.tde-24032011-094830.

BLAGONADEZHINA, L. V. Las Emociones y los Sentimientos. Cap. XII. In: SMIRNOV, A. A.; LEONTIEV, A. N.; RUBINSHTEIN, S. L.; TIEPLOV, B. N.. Psicologia. Tradução de Florencio Villa Landa. 4. ed. México: Grijalbo, p. 355-384, 1978.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 05 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 05 fev. 2021.

DAVÍDOV, V.. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psiquico: investigacion psicológica teórica y experimental. (M. Shuare, Trad). Moscu: Progreso, 1988.

DAVIDOV, V. V.; MÁRKOVA, A. (1987). La concepcion de la actividad de estudio de los escolares. In: Davidov, V.; Shuare, M. (Orgs.), La psicología evolutiva y pedagogía en la URSS: antología. (pp. 316- 337). Moscou: Progreso.

GAZZOTTI, DANIELE; DE SOUZA, MARILENE PROENÇA REBELLO. A emoção e o ensino-aprendizagem em uma perspectiva histórico-cultural: uma pesquisa na educação infantil bilíngue. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, p. 1-23, 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv3n2.a2019-51562.

LEONTIEV, A. Actividad, Conciencia y Personalidad. Buenos Aires: Ciencias del Hombre, 1978.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de R. E. Frias. São Paulo: Centauro, 2004.

LUKÁCS, GYÖRGY. Para uma ontologia do ser social I. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012.

MARX, K. & ENGELS, F. Oposicion entre las concepções materialistas e idealistas. In: Marx, K. & Engels, F. (Orgs). Obras Escogidas: Tomo I. Moscú: Progreso, p. 11-81, 1974.

MENDONÇA, A. B. J.; ASBAHR, F. S. F. Atividade de estudo e sentido pessoal: uma revisão teórica. Obutchénie. R. de Didat. e Psic. Pedag. Uberlândia, MG, v.2, n.3, set./dez. 2018. p.780-800. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47450.

PIOTTO, D. C.; ASBAHR, F. S. F.; FURLANETO, F. R. Significação, e sentido na psicologia histórico-cultural: implicações para educação escolar. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017. p. 101-124.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas II. Madrid. Machado Libros S.A. 2ed, 2001.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas IV: Paidologia del adolescente. Problemas de la psicologia infantil. España: Madrid. Machado Grupo de Distribucion, S.L, 2012.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2018.