Cultura corporal e formação humana: o papel social da Educação Física na educação escolar
Основное содержимое статьи
Аннотация
O objetivo central deste artigo é identificar as relações teórico-metodológicas existentes no ensino da Educação Física e seu potencial ontológico na formação humana em um contexto escolar. Trata-se aqui de uma produção teórica, de natureza filosófica, que tem como pilares a Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica e a Abordagem Crítico-Superadora, sabendo da unidade teórica destas com a Teoria Social de Karl Marx. Portanto, do ponto de vista do método, nos embasamos no movimento que vai da síncrese à síntese, pela mediação da análise das referidas teorias. Nesse enredo, analisamos, a partir da categoria trabalho o papel social do professor de educação física e suas contribuições para a formação humana. Como exposição de nossa síntese, entendemos que o papel do professor de Educação Física é produzir a humanidade em cada indivíduo singular presente no contexto escolar, pela socialização intencional e objetiva dos conceitos da Cultural Corporal. Entendemos que essa categoria traz em si um potencial catártico para a formação do ser social, que quando tomada para si, possibilita uma nova síntese acerca da prática social.
Скачивания
Информация о статье
Библиографические ссылки
ENGELS, F. O papel do trabalho na evolução do homem / Friedrich Engels. (Seleção de textos G. Dantas). Brasília: Editora Kiron, 2012.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2012.
MARTINS, L. M. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (org.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento à velhice]. Campinas: Autores Associados, 2017.
MARX, K. 1818-1883. Manuscritos econômicos-filosóficos/Karl Marx; tradução Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Martin Claret, 2017.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. 3ª. Edição. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1988.
NASCIMENTO, C. P. A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2015. 295p. DOI: https://doi.org/10.11606/t.48.2014.tde-01102014-105809.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. 1. reimpr. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2016.
SILVA, E. M. A pedagogia histórico-crítica no cenário da educação física brasileira. 2013. 122f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Física). Programa de PósGraduação em Educação Física, Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
SILVA, M. B. O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.
SOARES, C.L. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.
VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas III. Madri: Visor, 1995.