Atividade de formação de professores de matemática mediada pela Atividade Orientadora de Ensino
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O objetivo deste artigo é apresentar a Atividade Orientadora de Ensino, por meio dos elementos que a caracterizam, como mediação do processo de formação do professor que ensina matemática. Para isso, tomou-se por base uma pesquisa fundamentada na Teoria da Atividade, na qual foi analisada a significação da atividade de ensino de matemática durante um processo de formação de professores. O pressuposto fundamental é o de que há uma relação entre as ações organizadas durante a atividade de formação e o processo de significação da atividade de ensino dos professores, o que torna possível compreender o quanto essas ações são orientadoras de tal processo. A atividade de formação desencadeou-se por uma proposição aos professores para desenvolverem atividades de ensino, organizados em pequenos grupos e orientados pelos princípios teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino. Esta, por adquirir força mobilizadora, tornou-se uma atividade específica na perspectiva formulada por Leontiev, podendo ser caracterizada como mediadora no processo de significação da atividade de ensino.
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