Aportes teórico-metodológicos para a psicologia pedagógica
Основное содержимое статьи
Аннотация
A Revista Obutchénie aborda duas áreas de conhecimento que podem produzir interrelações importantes: Didática e Psicologia Pedagógica. Este número da revista foi reservado para apresentar um dossiê voltado para a área da Psicologia Pedagógica. Mas, antes de tudo, é preciso definir, de um modo geral, essa área de conhecimento e seu objeto. Bidarra (1998) comenta que a psicologia pedagógica, como ramo da ciência, liga a pasicologia à prática de ensino, significando as relações entre o conhecimento em psicologia e o domínio educativo, envolvendo também o estudo dos fenômenos educativos em instituições e situações educativas, assim como a análise dos métodos e dos meios pelos quais se assegura a realização da educação e de seus fins.
Скачивания
Информация о статье
Библиографические ссылки
BIDARRA, M. G. Psicologia da Educação: identidade(s) de uma disciplina. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 32, n. 3, p. 99-118, 1998.
PETROVSKI, A. De la historia de la psicología evolutiva y la pedgógica. In: PETROVSKI, A. (org.). Psicología Evolutiva y Pedagógica. Moscou: Editorial Progreso, 1980, p. 5-22.
TALIZINA, N. F. Manual de Psicología Pedagógica. San Luis Potosí, México: Editorial Universitaria Potosina, Universidad Autónoma de San Luis Potosí, 2000.
VAISSIÈRE, J. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Livraria Globo, 1937.