Aportes teórico-metodológicos para a psicologia pedagógica

Conteúdo do artigo principal

Ruben de Oliveira Nascimento

Resumo

A Revista Obutchénie aborda duas áreas de conhecimento que podem produzir interrelações importantes: Didática e Psicologia Pedagógica. Este número da revista foi reservado para apresentar um dossiê voltado para a área da Psicologia Pedagógica. Mas, antes de tudo, é preciso definir, de um modo geral, essa área de conhecimento e seu objeto. Bidarra (1998) comenta que a psicologia pedagógica, como ramo da ciência, liga a pasicologia à prática de ensino, significando as relações entre o conhecimento em psicologia e o domínio educativo, envolvendo também o estudo dos fenômenos educativos em instituições e situações educativas, assim como a análise dos métodos e dos meios pelos quais se assegura a realização da educação e de seus fins.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nascimento, R. de O. (2017). Aportes teórico-metodológicos para a psicologia pedagógica. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(2), 267–272. https://doi.org/10.14393/OBv1n2a2017-1
Seção
Dossiê Psicologia Pedagógica

Referências

BIDARRA, M. G. Psicologia da Educação: identidade(s) de uma disciplina. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 32, n. 3, p. 99-118, 1998.

PETROVSKI, A. De la historia de la psicología evolutiva y la pedgógica. In: PETROVSKI, A. (org.). Psicología Evolutiva y Pedagógica. Moscou: Editorial Progreso, 1980, p. 5-22.

TALIZINA, N. F. Manual de Psicología Pedagógica. San Luis Potosí, México: Editorial Universitaria Potosina, Universidad Autónoma de San Luis Potosí, 2000.

VAISSIÈRE, J. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Livraria Globo, 1937.