O uso do blog na alfabetização
Основное содержимое статьи
Аннотация
O presente resumo é resultado do trabalho de pesquisa de mestrado intitulado “O uso do blog na alfabetização” realizado sob a orientação da professora Dra. Adriana Pastorello Buim Arena e defendida no ano de 2013 na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. A principal motivação que originou a presente investigação foi o intuito de estudar o ensino da língua portuguesa vinculada a uma prática criativa e “viva” assim como propunha o professor Celestin Freinet (1896‑1966). Freinet iniciou, na escola onde trabalhava, na França, um movimento de livre expressão das crianças, em que elas e suas linguagens, como o desenho e a escrita, eram o eixo de sua pedagogia e instrumento desta expressão. Freinet se inseriu na tendência crítica da educação e inovou as práticas pedagógicas do seu tempo, pois, para ele, “a educação que a escola dava às crianças deveria extrapolar os limites da sala de aula e integrar‑se às experiências por elas vividas” (OLIVEIRA, 2002, p. 77).
Скачивания
Информация о статье
Библиографические ссылки
FARIA, M. A. O jornal na sala de aula.9. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
______. Como usar o jornal na sala de aula. 8. ed. São Paulo: Contexto, 1996.
CALIL, E. A Rainha Comilona: dialogismo e memória na escritura escolar. Bakhtiniana, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 24-‐‑45,jan./jun. 2012.
______. Rasuras orais em Madrasta e as duas irmãs: processo de escritura de uma díade recém‑alfabetizada. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 03, p. 589-‐‑602, jul./set. 2012a.
FREINET, C.O Jornal Escolar. São Paulo: Martins Fontes Lisboa: Estampa, 1974.
FREINET, C.; BALESSE, L. A leitura pela impressa na escola. Lisboa: Dina livros, 1977.
FREITAS, M. T. A. Escrita teclada: uma nova forma de escrever?Trabalho apresentado na 23ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-‐‑Graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu, 2000. Disponível em: < http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/1011t.pdf>. Acesso 08 set. 2012.
HERR, N. Aprendendo a ler com o jornal. Belo Horizonte: Dimensão, 1988.
______.100 fichas práticas para explorar o jornal na sala de aula. Belo Horizonte: Dimensão, 1994.
OLIVEIRA, Z. R. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. p. 57-120.
PIMENTA, S. G. Pesquisa‑ação crítico‑colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-‐‑539, set./dez. 2005.
SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 3 ed. Campinas: Mercado das letras, 2011.
VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 3ª ed. São Paulo: Icone, 1988. cap. 6, p. 103-‐‑118.