O uso do blog na alfabetização

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Raquel Pereira Soares

Abstract

O  presente  resumo  é  resultado  do  trabalho  de  pesquisa  de  mestrado  intitulado  “O  uso  do  blog  na  alfabetização”  realizado  sob  a  orientação  da  professora  Dra.  Adriana Pastorello   Buim   Arena   e   defendida   no   ano   de   2013   na   Faculdade   de   Educação   da  Universidade  Federal  de  Uberlândia. A   principal   motivação   que   originou   a   presente   investigação   foi   o   intuito   de estudar   o   ensino   da   língua   portuguesa   vinculada   a   uma   prática   criativa   e   “viva”  assim   como   propunha   o   professor   Celestin   Freinet   (1896‑1966).   Freinet   iniciou,   na  escola  onde  trabalhava,  na  França,  um  movimento  de  livre  expressão  das  crianças,  em   que   elas   e   suas   linguagens,   como   o   desenho   e   a   escrita,   eram   o   eixo   de   sua pedagogia  e  instrumento  desta  expressão.  Freinet  se  inseriu  na  tendência  crítica  da  educação  e  inovou  as  práticas  pedagógicas  do  seu  tempo,  pois,  para  ele, “a  educação  que  a  escola  dava  às  crianças  deveria  extrapolar  os  limites  da  sala  de  aula  e  integrar‑se  às  experiências  por  elas  vividas”  (OLIVEIRA,  2002,  p.  77).

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How to Cite
Soares, R. P. (2017). O uso do blog na alfabetização. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(3), 627–636. https://doi.org/10.14393/OBv1n3a2017-10
Section
Resumo de Teses e Dissertações

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