A organização do ensino de matemática em uma perspectiva histórico-cultural: considerações acerca do objeto da atividade de ensino para o desenvolvimento do pensamento teórico

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José Antônio Araújo Andrade
Conrado Jensen Teixeira
Welbert Vinícius de Souza Sansão

Resumo

Este artigo sistematiza uma parcela das atividades conduzidas pelo Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas orientadas pela Teoria Histórico-Cultural (PPTHC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), desde 2007. A partir da análise lógico-histórica do objeto da atividade de ensino, busca-se identificar elementos que fundamentem a intencionalidade do professor e potencializam a mobilização de elementos de mediação para orientar o planejamento das intervenções pedagógicas desenvolvidas no âmbito das pesquisas realizadas pelo grupo. Isso se manifesta especialmente na elaboração de situações de aprendizagem destinadas a desencadear processos de significação, visando suscitar a atividade de estudo e criar Zonas de possibilidades, que possam viabilizar a aprendizagem que, por sua vez, conduz ao desenvolvimento do pensamento, reflexo do movimento lógico-histórico estabelecido na constituição dos conceitos.

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Como Citar
Andrade, J. A. A., Teixeira, C. J., & Sansão, W. V. de S. (2024). A organização do ensino de matemática em uma perspectiva histórico-cultural: considerações acerca do objeto da atividade de ensino para o desenvolvimento do pensamento teórico. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–20. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-20
Seção
DOSSIÊ - Movimento lógico-histórico dos conceitos: fundamentos, ensino e pesquisas

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