Aprendizagem desenvolvimental no sistema de formação de especialistas em profissões no campo da Socionomia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo examina o problema de transferência e possibilidades de ampliação dos princípios e da tecnologia da aprendizagem desenvolvimental além das fronteiras da escola primária e da educação escolar. Está comprovado que a estrutura lógica dos processos de formulação e resolução de tarefas de estudo, desenvolvida por V. V. Repkin, está de acordo com a abordagem baseada em competências nos sistemas educativos orientados para a prática. Mostra-se a possibilidade de implementação da tecnologia da aprendizagem desenvolvimental na formação profissional de psicólogos e assistentes sociais em instituições de nível superior.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
DAVIDOV, V.V. Problemas da aprendizagem desenvolvimental: experiência de pesquisa psicológica teórica e experimental. Moscou: Pedagogia, 1986, 240 p.
DUSAVITSKII, A.K. Educação desenvolvimental: teoria e prática. Artigos. Kharkov: 2002, 146 p.
FOUCAULT, M. O nascimento da clínica. Moscou: Editora “Projeto Acadêmico”, 2014, 187 p.
FROLOVA, I. T. (Ed.). Dicionário Filosófico. 7ª ed. Revisada. Moscou: República, 2001, 719 p.
MASHBITS, E. I. Fundamentos psicológicos para a gestão da gestão da atividade de estudo. Kiev: Escola Vishcha, 1987, 224 p.
REPKIN, V.V., REPKINA, N.V. Modelo teórico da aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A, M. (Orgs.). Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Campinas: Mercado de Letras; Uberlândia: Edufu, 2019, p. 27-73.
REPKIN, V.V.; DOROKHINA, V.T. O processo de aceitação da tarefa na atividade de estudo. In: Teoria dos problemas e formas de os resolver. Kiev, 1973, p. 34-41.
REPKIN; V. V.; REPKINA, N. V. Aprendizagem desenvolvimental: teoria e prática. Artigos. Tomsk: Peleng, 1997, 288 p.
SHCHEDROVITSKY, G. P. Sobre os princípios iniciais da análise da formação e desenvolvimento no quadro da teoria da actividade. In: SHCHEDROVITSKY, G.P. Trabalhos selecionados. Moscou: Cult. Polit., 1995, p. 197-227.
SHVALB, Yuri Mikhailovich. Modelo psicológico de estabelecimento de objetivo. Kiev: Stylos, 1997, 240 p.