O livro didático como meio de formação da atividade de estudo: por que precisamos de livro didático na aprendizagem desenvolvimental?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo analisa, com base na experiência teórica e prática acumulada pela autora durante anos de elaboração de livros didáticos para a aprendizagem da língua russa no interior do sistema psicológico-didático D. B. Elkonin-V. V. Davidov como colaboradora de V. V. Repkin. Sustenta-se a tese de que o livro didático é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem da língua nos anos iniciais do nível fundamental, quando assume como função mais importante proporcionar condições para que os alunos reproduzam os processos de análises e generalizações significativas das propriedades do tema estudado na forma de um diálogo de estudo. Portanto, a principal característica do livro didático na aprendizagem desenvolvimental é que ele deve ser dialógico.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
REPKIN, V. V.; VOSTORGOVA, E. V.; NEKRASOVA, T. V. Língua Russa: 1º ao 4º ano. Exemplo de Programa de Trabalho. Guia do professor. Moscou, 2019.
VOSTORGOVA, E. V. Guia metodológico para livros didáticos para o primeiro ano (V. V. Repkin, E. V. Vostorgova, V. A. Levin) e língua russa (V. V. Repkin, E. V. Vostorgova). Moscou: Binom (Laboratório do Conhecimento), 2019, 128 p.