Para uma compreensão da identidade docente a partir da Psicologia Histórico-Cultural

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Saulo Rodrigues de Carvalho

Resumo

Este artigo discute a questão da identidade docente a partir das categorias de análise do Materialismo Histórico Dialético. Com base nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, analisa os nexos entre a atividade motivadora e o desenvolvimento da consciência individual. Para o Materialismo Histórico Dialético as formas de existir (Daseinsformen) dos seres humanos definem as suas identidades sociais. Estas se apresentam, numa relação necessária que une a atividade e motivo originando o sentido pessoal da ação. De tal maneira, a constituição da identidade do professor é compreendida a partir das condições históricas e materiais em que se desenvolve a atividade docente, abrangendo as intersecções entre a identidade quanto conformadora de sentido e a sua posição de classe.

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Como Citar
Carvalho, S. R. de. (2023). Para uma compreensão da identidade docente a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(1), 1–27. https://doi.org/10.14393/OBv7n1.a2023-68405
Seção
VARIA/VARIES
Biografia do Autor

Saulo Rodrigues de Carvalho, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - Brasil

https://orcid.org/0000-0003-4365-1463

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