Contribuições dos Grupos de Pesquisa do CNPq para a pesquisa na teoria histórico-cultural

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Daniel Trugillo Martins Fontes
Ediane Maria Gheno
André Machado Rodrigues

Resumo

O presente artigo apresenta um panorama quantitativo da pesquisa em teoria histórico-cultural no Brasil a partir dos 96 Grupos de Pesquisa das áreas educação e psicologia cadastrados no diretório do CNPq levantados por Asbahr e Oliveira (2021). Aplicaram-se indicadores bibliométricos e cientométricos de produção e de formação de recursos humanos de 1.963 pesquisadores. A coleta de dados deu-se no Currículo Lattes, utilizando o software ScriptLattes para extração. Os pesquisadores dos Grupos de Pesquisa apresentaram uma formação multidisciplinar, com titulação em diversas áreas do conhecimento. Além disso, os resultados permitiram afirmar que não há diferença significativa no número de artigos publicados entre os Grupos de Pesquisa da área de Educação e da área de Psicologia. O artigo contribui para o entendimento do estado da arte da área de pesquisa histórico-cultural a partir de indicadores diversificados sobre o perfil e o desempenho de pesquisadores membros de Grupos de Pesquisa do CNPq.

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Como Citar
Fontes, D. T. M., Gheno, E. M., & Rodrigues, A. M. (2023). Contribuições dos Grupos de Pesquisa do CNPq para a pesquisa na teoria histórico-cultural. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(1), 1–19. https://doi.org/10.14393/OBv7n1.a2023-64533
Seção
VARIA/VARIES
Biografia do Autor

Daniel Trugillo Martins Fontes, Universida de São Paulo - Brasil

http://orcid.org/0000-0002-4741-2067

Ediane Maria Gheno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

https://orcid.org/0000-0003-2743-4557

André Machado Rodrigues, Universidade de São Paulo - Brasil

http://orcid.org/0000-0001-7109-5295