Relações entre a participação estudantil na gestão democrática e a aprendizagem escolar: um olhar a partir da Teoria Histórico-Cultural

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Janaina Artioli João Pedro

Resumo

A pesquisa apresentada neste resumo objetiva explorar as relações entre a participação estudantil na gestão democrática e a aprendizagem escolar. Enquanto referencial teórico-metodológico nos valemos das contribuições da Psicologia histórico-cultural e do método materialista histórico-dialético, cujo movimento orientou e caracterizou a estrutura própria do estudo.  Importante destacar que o objeto de estudo pesquisado expresso na tríade participação estudantil, gestão democrática e aprendizagem escolar é resultado de um projeto que precisou ser interrompido em função da deflagração da pandemia da COVID-19 no início de 2020. Diante de tal contexto histórico e de suas repercussões principalmente nas atividades presenciais na escola, tornou-se necessário o encerramento da pesquisa que inicialmente havíamos escolhido e cujas primeiras etapas já havíamos realizado. As experiências obtidas com as primeiras ações na pesquisa intitulada de “Grêmios estudantis e os conflitos no contexto escolar” geraram diversas inquietações, despertando o interesse pela exploração de impactos (ou possíveis impactos) nos processos de aprendizagem escolar a partir do fomento à participação estudantil pela gestão democrática.

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Como Citar
Pedro, J. A. J. . (2022). Relações entre a participação estudantil na gestão democrática e a aprendizagem escolar: um olhar a partir da Teoria Histórico-Cultural. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(1), 299–306. https://doi.org/10.14393/OBv6n1.a2022-64459
Seção
RESUMO DE TESES E DISSERTAÇÕES
Biografia do Autor

Janaina Artioli João Pedro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8898-917X

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