Estado da arte sobre Ensino Desenvolvimental com jovens e adultos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES

Conteúdo do artigo principal

Gustavo Cunha de Araujo
Regina Vieira de Souza

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar teses e dissertações que abordem em seus estudos o Ensino Desenvolvimental com jovens e adultos no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES. Esta pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo e bibliográfico. A forma de análise dos dados seguiu a técnica da pesquisa interpretativa. Conseguimos identificar 59 pesquisas sobre Ensino Desenvolvimental (apenas com a palavra-chave “Ensino Desenvolvimental”). Desse total, apenas 2 (1 tese e 1 dissertação) abordam a EJA no Ensino Desenvolvimental. Essas duas pesquisas discutem, respectivamente, a Educação Profissional e questões sócio históricas. É importante compreender a produção bibliográfica acerca da EJA no Ensino Desenvolvimental na literatura científica, para que seja possível entender de que forma esse ensino pode contribuir para o desenvolvimento omnilateral do educando jovem e adulto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Araujo, G. C. de, & Souza, R. V. de. (2022). Estado da arte sobre Ensino Desenvolvimental com jovens e adultos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(3), 969–990. https://doi.org/10.14393/OBv6n3.a2022-62246
Seção
VARIA/VARIES
Biografia do Autor

Gustavo Cunha de Araujo, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1996-5959.

Regina Vieira de Souza, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1216-5406.

Referências

AQUINO, O. F.; CUNHA, N. M. Concepção Didática da Tarefa de Estudo: Dois Modelos de Aplicação. In: BARBOSA, M. V.; MILLER, S.; AMARAL, S. (Orgs.). Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, p. 175-200.

BARBOSA, S. C. A formação integrada omnilateral: fundamentos e práticas no Instituto Federal de Goiás a partir do Proeja. 201f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Goiás, BC-UFG, 2017.

CHAVES, M.; TULESKI, S. C.; LIMA, E. A.; GIROTTO, C. G. S. Teoria Histórico-Cultural e Intervenções Pedagógicas: possibilidades e realizações do bom ensino. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 129-142, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.5902/198464444210.

DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Editorial Progresso, 1978.

DAVIDOV, V. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. 1988. Disponível em: http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/Davydov. Acesso em 30 de agosto de 2020.

DAVIDOV, V. O problema da generalização e do conceito na teoria de Vygotsky. Palestra proferida durante o Comitê Internacional do ISCRAT (International Society for Cultural Research and Activity Theory). Tradução de José Carlos Libâneo. Studi di Psicologia dell Educazione. V. 1, 2, 3, Armando, Roma, 1997, p. 1-9.

ELKONIN, D. B. Las cuestiones psicológicas relativas a la formación de la actividad docente en la edad escolar menor. In: ILIASOV, I. I.; LIAUDIS V. (Orgs.). Ya Antología de la psicología pedagógica y de las edades. La Habana, Pueblo y Educación, 1986, p. 99-101.

ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. Michigan: The Institute for Research on Teaching, 1985.

LIBÂNEO, J. C. A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 353-387, mai./ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i2.5391.

LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vygotsky, Leontiev, Davydov: três aportes teóricos para a teoria histórico-cultural e suas contribuições para a didática. Goiânia: PUC, 2006.

MACHADO, M. M. A Educação de Jovens e Adultos (Após 20 vinte anos da Lei nº 9394, de 1996). Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 429-451, jul./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v10i19.687.

MASCARENHAS, L. B. O. Significados da experiência de re-inserção escolar: o programa Projovem urbano na perspectiva de seus protagonistas. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.

PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. Escola e Didática Desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 247-271, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982013005000004.

PUENTES, R. V. Uma Nova Abordagem da Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental. Educação, Santa Maria, v. 44, 2019. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644437312.

SANCEVERINO, A. R.; RIBEIRO, I.; LAFFIN, M. H. L. Estado do Conhecimento das Pesquisas sobre Aprendizagem de Pessoas Jovens e Adultas no Campo da EJA. Perspectiva - Revista do Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, v. 38, n. 1, p. 01-25, jan./mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65981.

SOUZA, V. L. T.; ANDRADA, P. C. Contribuições de Vigotski para a compreensão do psiquismo. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 30, n. 3, p. 355-365, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2013000300005.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

VIGOTSKI, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Ridendo Castigat Mores, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas III. 2. ed. Madrid: Aprendizage Visor, 2000.