Assimilação de conceitos na Matemática: uma possibilidade metodológica aplicada ao ensino a distância

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Severina Andréa Dantas de Farias
Rogéria Gaudencio do Rêgo

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão metodológica de ensino aplicada ao curso de Licenciatura em Matemática a distância da Universidade Federal da Paraíba, a partir da Teoria da Aproximação da Atividade e da Resolução de Problemas, com foco no estudo de triângulos, em Geometria. A pesquisa foi de caráter exploratório, do tipo quantitativo e qualitativo, na qual foram utilizados vários instrumentos para produção e aquisição de dados. Participaram de todas as etapas do estudo, que teve duração de oito meses consecutivos, 31 estudantes do 5º período do Curso investigado. Os resultados indicaram que as metodologias utilizadas foram relevantes para o desenvolvimento das tarefas matemáticas propostas aos participantes. Concluímos que as teorias discutidas contribuíram efetivamente para a assimilação conceitual trabalhada junto aos sujeitos da pesquisa.

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Como Citar
Farias, S. A. D. de ., & Rêgo, R. G. do . (2020). Assimilação de conceitos na Matemática: uma possibilidade metodológica aplicada ao ensino a distância . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(1), 158–179. https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56479
Seção
Dossiê Sistema Galperin-Talízina: contribuições para a Didática Desenvolvimental

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