Notas sobre as relações entre escola, família e sociedade na formação da atividade de estudo

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Cárita Portilho de Lima
Marie Claire Sekkel

Resumo

Assumindo como fio condutor de sua análise a formação da atividade de estudo, a partir das determinações da relação escola-família-sociedade, este ensaio tem como objetivo defender a necessidade de que a compreensão deste fenômeno, no âmbito da Educação Escolar brasileira, demanda a construção de interpretações sobre as repercussões da conjuntura político-social-cultural nas relações escolares. Para tanto, adotamos como ponto de partida as tessituras teóricas sobre a constituição da atividade de estudo, no âmbito da Psicologia Histórico-Cultural soviética, de modo a identificar determinantes particulares-universais essenciais para a interpretação deste fenômeno no contexto brasileiro atual. Em síntese, as análises buscam evidenciar como a dinâmica de ruptura-continuidade, característica da história brasileira, produz engendramentos sociais que, na atualidade, fortalecem as contradições e acirram as dificuldades históricas postas ao desenvolvimento da atividade de estudo no contexto das instituições escolares brasileiras. Por fim, defendemos que as crises sociais da atual conjuntura também guardam um potencial de superação dos problemas que as produziram.

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Como Citar
Lima, C. P. de ., & Sekkel, M. C. . (2019). Notas sobre as relações entre escola, família e sociedade na formação da atividade de estudo. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(3), 1–31. https://doi.org/10.14393/OBv3n3.a2019-51705
Seção
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