A periodização histórico-cultural e o desenvolvimento da linguagem: contribuições ao trabalho pedagógico na educação infantil

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Maria Cláudia da Silva Saccomani

Resumo

Partindo da compreensão histórico-cultural de desenvolvimento humano, fundamentamo-nos na ideia de que o trabalho pedagógico na educação infantil deve se sustentar pela tríade conteúdo-forma-destinatário. Diante disso, a periodização do desenvolvimento é um instrumento importante para compreender o destinatário e organizar o trabalho pedagógico. Assim, apresentamos neste artigo os três primeiros períodos do desenvolvimento infantil, descrevendo as atividades-guia e as respectivas características da linguagem esperadas em cada período. A compreensão deste processo de desenvolvimento na infância permite que o professor possa analisar, planejar e organizar sua prática docente tendo em vista o máximo desenvolvimento da linguagem oral, de acordo com as especificidades da faixa etária.

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Como Citar
Saccomani, M. C. da S. . (2019). A periodização histórico-cultural e o desenvolvimento da linguagem: contribuições ao trabalho pedagógico na educação infantil . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(3), 1–24. https://doi.org/10.14393/OBv3n3.a2019-51697
Seção
Dossiê: Periodização histórico-cultural do desenvolvimento humano

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