Contribuições do sistema didático Galperin-Talízina para a organização do ensino de geometria
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os conteúdos geométricos encontram-se marginalmente nos currículos desde a Educação Básica e o seu ensino aligeirado pouco tem a contribuir para a qualidade da aprendizagem e da formação do pensamento geométrico dos estudantes. O presente texto apresenta possibilidades de organização do ensino de conceitos geométricos, a partir dos pressupostos da Teoria de Assimilação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e da Teoria da atividade em Talízina e Volodarskaya. Caracteriza-se como estudo teórico-bibliográfico sobre as bases filosóficas e epistemológicas do materialismo histórico-dialético que sustentam essa organização intencional do ensino na área de matemática. Evidencia-se que, durante o processo de aprender - assimilar um conceito a nível da consciência e da generalização -, as ações atuam de acordo com uma base orientadora e são modificadas desde a sua forma material até a ação mental, agora, integrada ao pensamento. No campo da Didática, esse resultado e seus potenciais desdobramentos são muito importantes ao comprovarem que é possível organizar as ações de assimilação de conceitos geométricos por meio de atividades de aprendizagem planejadas.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
BALESTRI, Rodrigo. Matemática: interação e tecnologia, Volume 3. 2.ed.SãoPaulo: Leya, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.Proposta final. Terceira versão. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov. br/images/BNCCpublicacao.pdf>. Acesso em: ago. de 2017.
FRANCO, Patrícia L. J. O desenvolvimento de motivos formadores de sentido no contexto das atividades de ensino e estudo na escola pública brasileira. 2015, 363f. Tese. (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, MG. 2015. Disponível em . Acesso em: out. 2017.
FRANCO, P.L.J; LONGAREZI, A.M.; MARCO, F.F.Organização do ensino de matemática na perspectiva histórico-cultural: um processo didático-formativo. Revista Zetetiké–fe/unicamp & feuff –v. 24, n. 45 –jan/abr-2016. Acesso em: 27 out. 2017.
FRANCO, P.L.J.; LONGAREZI, A.M.; MARCO, F.F.Motives in Brazilian school education according to the cultural historical perspective and the developmental education approach In:Научныйрезультат. Педагогика и психология образования(Resultados Científicos: Pedagogia e Psicologia da Educação). Russia: Universidade Nacional de Pesquisa Estatal de Belgorod, v. 3, n. 3, 2017, p. 51-57. Disponível em: <http://research-result.ru/media/pedagogy/2017/3/%D0%9F%D0%B5%D0%B4%D0%B0%D0%B3%D0%BE%D0%B3%D0%B8%D0%BA%D0%B0_%D0%B8_%D0%BF%D1%81%D0%B8%D1%85%D0%BE%D0%BB%D0%BE%D0%B3%D0%B8%D1%8F.pdf>. Acesso em: 13 out. 2017.
GALPERIN, P. Ya. Sobre la formación de las imágenes sensoriales y de los conceptos. In: QUINTANAR R, Luís (Org). La formación de las funciones psicológicas durante el desarrollo del niño. Universidad Autónoma de Tlaxcala: Departamento de EducaciónEspecializada, México. Prim. Reimp. 2001.
______. A formação dos conceitos e as ações mentais. Trad. Caio Morais e Jamile Chastinet. Puentes. In: LONGAREZI, A.M., PUENTES, R.V (orgs). Ensino desenvolvimental: antologia: livro 1. Tradutores Ademir Damázio[et al.]. Uberlândia. MG: EDUFU, 2017. p.199-210.
LEONTIEV, Alexis. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.
______.Actividad, conciencia e personalidad.Havana: Editorial Pueblo y Educación. 1983.
LOCATELLI, S.C. O ensino de geometria: o que revelam as tarefas escolares? 2015. Dissertação. (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Estadual de Maringá. Disponível em: < http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2015%20-%20Sueli.pdf>. Acesso em: out. 2017.
LONGAREZI, A.M; FRANCO, P.L.J. А.Н. Леонтьев: жизнь и деятельность психолога. Dubna Psychological Journal. Dubna/Russia, 2015, p. 9-44. Disponível em:<http://psyanima.ru/issues/issues-2015/1-2015/>. Acesso em: 22 mar. 2017.
LONGAREZI, A. M; FRANCO, P. L. J. Atividade pedagógica na unidade significado social-sentido pessoal. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. Fundamentos Psicológicos e Didáticos do Ensino Desenvolvimental. 2017.Coleção Bilbioteca Psicopedagógica e Didática. Série Ensino Desenvolvimental-Edufu. Vol. 5, p. 265-292, 2017.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia Alemã. Trad. Luis Cláudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da Geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetiké,Campinas, ano 1,n. 1, p. 7-17, set. 1993.
PUENTES, R.V. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015). Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia, MG. v.1, n.1, p.20-58. 2017. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38113/20849>. Acesso em: ago. 2017.
RODRIGUES, Adriana. A produção científica sobre Didática na região Centro-Oeste: um estado da arte a partir de três programas de Pós-Graduação (2004-2010). 2015, 301f. Tese. (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação emEducação. Universidade Federal.
VOLODARSKAYA, I.A. La formación de las habilidades generalizadas del pensamiento geométrico. In: Talízina, N,F.(Compiladora). La formación de las habilidades del pensamientomatemático. San Luis de Potosí, México: Universidad Autónoma de San Luis de Potosí, 2001,p.195-245.