A atividade de estudo como processo para a apropriação do conhecimento histórico

Contenido principal del artículo

Mônica do Carmo Apolinário de Oliveira
Dagoberto Buim Arena

Resumen

Pouco a pouco a defesa de uma prática docente que valoriza as aprendizagens dos estudantes, seus processos de apropriação e objetivação do conhecimento, o desenvolvimento da autonomia e de suas capacidades psíquicas mais complexas vão tomando corpo nos espaços escolares por intermédio de pesquisas orientadoras do ensino-aprendizagem. Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná, durante o segundo semestre de 2019, com estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O objetivo esteve centrado em investigar uma metodologia pedagógica intencional e especificamente planejada para a apropriação do conhecimento histórico pelo viés do pensamento teórico-reflexivo. Para tanto, utilizou-se o Experimento Didático-Formativo de natureza dialógica, organizado em uma atividade de estudo, à luz da Teoria Histórico-Cultural. A análise dos dados percorreu o caminho do Materialismo Histórico-Dialético, uma vez que a educação é uma prática social e política produzida nas contradições da vida cotidiana em sociedade. A pertinência dessa discussão configura-se na reflexão sobre a atividade de estudo como caminho para desenvolver nos alunos, sob orientação docente, o pensamento teórico-científico, a compreensão de conceitos nos movimentos da sua historicidade, nas relações, contradições e conexões estabelecidas nesse processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Oliveira , M. do C. A. de, & Arena , D. B. (2022). A atividade de estudo como processo para a apropriação do conhecimento histórico. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(2), 424–455. https://doi.org/10.14393/OBv6n2.a2022-66643
Sección
DOSSIÊ
Biografía del autor/a

Mônica do Carmo Apolinário de Oliveira , Instituto Federal de Rondônia - Brasil

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5165-7211.

Dagoberto Buim Arena , Universidade Estadual Paulista - Brasil

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9285-6487.

Citas

AQUINO, O. F. O Experimento Didático-Formativo: contribuições de L. S.Vigotski, L. V. Zankov e V. V. Davidov. In: I Seminário GEPID/OBEDUC, 2013, Uberaba. Mesa redonda: A metodologia da pesquisa na Psicologia Histórico-Cultural e na Didática Desenvolvimental, Uberaba, MG: 2013, p.1-12.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

DAVÍDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental – A experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. (DAVÍDOV, V. V. Problems of developmental Teaching – The experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, Ago. vol. XXX, nº. 8). Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. M. Freitas. 1988.

DAVÍDOV, V. V. O que é a atividade de estudo. Escola inicial, São Paulo: Escola n. 7, p. 19, 1999.

DAVÍDOV, V.; MÁRKOVA, A. A concepção da Atividade de Estudo dos Alunos. In: PUENTES, R.V. e MELLO, S.A. (org.) Teoria da atividade de estudo: livro II: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Tradução de Daniela Beraldo Barbosa e revisão técnica de Roberto Valdés Puentes. Uberlândia: EDUFU, 2019, p. 190-211.

ELKONIN, D. B. Atividade de Estudo: importância na vida do estudante. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de B. B. Elkonin, V. V. Davídov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlandia: Edufu, 2019.

FRANCO JUNIOR., H. Somos todos da Idade Média. In: Revista de História da Biblioteca Nacional. 3 mar. 2008. Disponível em www.revistadehistoria.com.br . Acesso em 20 maio. 2019.

HELBEL, D. F. A formação da autoria em alunos do ensino técnico no processo de criação de enunciados do gênero crônica por meio da atividade de estudo. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Marília, 2022.

JAKUBINSKIJ L. Sobre a fala dialogal. Textos editados e apresentados por Irina Ivanova. Tradução Dóris de Arruda C. da Cunha e Suzana Leite Cortez. São Paulo: Parábola Editorial, 123 p., 2015.

KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e terra, 1995.

LEONTIEV, A. N. O Homem e a Cultura - O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1978.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del Hombre, 1983.

LIBÂNEO, J.C.; FREITAS, R.A.M.M. Abstração, generalização e formação de conceitos no processo de ensino e aprendizagem. In: PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M. (Orgs.) Ensino Desenvolvimental. Sistema Elkonin-Davidov. Campinas: Mercado de Letras - Uberlândia: Edufu, 2019, p. 2013-240.

LONGAREZI, A.M. Para uma didática desenvolvimental e dialética no contexto de escolas públicas brasileiras. Obutchénie. R. de Didat. E Psic. Pedag. Uberlândia: EDUFU, v.1 n.1, p.187-230, 2017.

MILLER, S. Atividade de Estudo: especificidades e possibilidades educativas. Teoria da atividade de estudo: livro II: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. / (orgs) Roberto Valdés Puentes, Suely Amaral Mello - Uberlândia: EDUFU, p. 71-94, 2019.

NOVAK, J. D., & CAÑAS, A. J. The Universality and Ubiquitousness of concept maps. In: Proceedings of the 4nd International Conference on Concept Mapping. Viña del Mar, Chile, 2010.

PANOFSKY, E. Singnificado nas artes visuais. Tra. Maria Clara F. Kneese e J. guinsburg. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1979.

PUENTES, R.V. Sistema Elkonin-Davídov-Repkin: gênese e desenvolvimento da teoria da Atividade de estudo. In: PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M. (Orgs.) Ensino Desenvolvimental. Sistema Elkonin-Davidov. Campinas: Mercado de Letras - Uberlândia: Edufu, 2019, p. 123-160.

REPKIN, V. V. e REPKINA, N.V. Sobre a estrutura da atividade de estudo. Boletim da Universidade de Kharkov, Série Psicologia, nº 771, 2007, p. 217-222.

REPKINA, N.V. Diagnóstico do sujeito da atividade de estudo no sistema de aprendizagem desenvolvimental Elkonin-Davídov. In: PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M. (Orgs.) Ensino Desenvolvimental. Sistema Elkonin-Davidov. Campinas: Mercado de Letras - Uberlândia: Edufu, 2019, p. 419-450.

ROSA, J.E., DAMAZIO. A. A primeira tarefa de Estudo Davydoviana na especificidade da matemática. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012.

VYGOTSKY, L.S. The instrumental Method in Psychology. In: WERTSCH, James V. (Ed.) The concept of Activity in Soviet Psychology. New York: M.E. Sharpe, 1981. p. 134-143.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 1ª ed. brasileira São Paulo: Martins Fontes, 1984.