Educação Física no Ensino Médio: atividade de estudo e possibilidades do desenvolvimento do movimento corporal consciente na adolescência

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Marcos Jerônimo Dias Júnior
Sandra Valéria Limonta Rosa

Resumen

O artigo apresenta a síntese de uma pesquisa que investigou a relação entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento na disciplina Educação Física no Ensino Médio. Com base na teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano e na teoria do ensino desenvolvimental, as questões norteadoras da investigação realizada são sintetizadas da seguinte forma: Quais as necessidades e quais as contribuições da Educação Física no Ensino Médio para o desenvolvimento dos adolescentes? Como organizar seu ensino de forma a impulsionar o desenvolvimento dos estudantes? O objetivo geral foi analisar o trabalho pedagógico, por meio dos conceitos de luta e capoeira, organizado a partir dos aportes teóricos da periodização histórico-cultural do desenvolvimento humano e da teoria do ensino desenvolvimental, no processo de desenvolvimento dos adolescentes e como ocorre tal desenvolvimento. Além disso, analisar as bases pedagógico-didáticas da teoria do ensino desenvolvimental e as possibilidades desta teoria para a organização da atividade de estudo da Educação Física no Ensino Médio. A metodologia de pesquisa foi a realização de um experimento didático com os conceitos de luta e capoeira, em duas turmas da segunda série do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Goiás, na cidade de Anápolis. A análise dos resultados do experimento didático formativo confirmou a necessidade e a importância da Educação Física no Ensino Médio no processo geral de desenvolvimento dos estudantes adolescentes, particularmente na formação da gestualidade motora significativa e no desenvolvimento do movimento corporal consciente.

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Cómo citar
Dias Júnior, M. J. ., & Rosa, S. V. L. . (2021). Educação Física no Ensino Médio: atividade de estudo e possibilidades do desenvolvimento do movimento corporal consciente na adolescência. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(2), 378–406. https://doi.org/10.14393/OBv5n2.a2021-61406
Sección
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Citas

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