Orientação da formação do modo de atuação atenção médica integral: uma estratégia pedagógica desde a teoria da formação por etapa das ações mentais
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo propõe uma estratégia pedagógica para a formação do modo de atuação da atenção médica integral segundo a teoria da formação por etapas das ações mentais. A principal contribuição e novidade possibilita a vinculação da disciplina Psicologia ao processo da formação e modo de atuação para a atenção médica integral. Adota-se uma lógica onde relacionam-se invariantes de habilidades e ações específicas em resposta às habilidades profissionais e ações gerais da atenção primária da saúde. Essa possibilidade determina os esquemas das bases orientadoras para a criação das condições que promovam a formação das ações a serem concretizadas por meio do componente laboral em interação com os componentes acadêmico e investigativo. Os resultados formam parte de uma investigação realizada entre os anos 2016 e 2019, sob a coordenação da Faculdade de Medicina da Universidade de Ciências Médicas de Villa Clara e da Universidade Central “Marta Abreu” das Villas, Santa Clara, Villa Clara, Cuba.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Citas
GALPERIN, P. Ya. The Problem of Activity in Soviet Psychology. Journal of Russian and East European Psychology, Philadelphia, v. 30, n. 4, p. 37-59, 1992b.
HORRUITINER SILVA, P. La universidad cubana: el modelo de formación. La Habana: Félix Varela, 2006.
MINSAP. Plan de Estudio de la carrera de Medicina [CD-ROM]. La Habana: Universidad de Ciencias Médicas, 2014.
TALÍZINA, N. Conferencias sobre “Los Fundamentos de la Enseñanza en la Educación Superior”. Universidad de La Habana: Departamento de Estudios para el Perfeccionamiento de la Educación Superior, 1985.
TALÍZINA, N. Psicología de la enseñanza. Moscú: Progreso, 1988.
TOLEDO MÉNDEZ, M. A.; CABRERA RUIZ, I. I Práctica sistemática de la formación laboral en atención médica integral desde la asignatura Psicología I. Revista de Educación Médica Superior, La Habana, v. 30, n. 4, 2016c. Disponible en: http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/818.