Orientação da formação do modo de atuação atenção médica integral: uma estratégia pedagógica desde a teoria da formação por etapa das ações mentais

Contenido principal del artículo

Miguel Angel Toledo Méndez
Isaac Iran Cabrera Ruiz

Resumen

O artigo propõe uma estratégia pedagógica para a formação do modo de atuação da atenção médica integral segundo a teoria da formação por etapas das ações mentais. A principal contribuição e novidade possibilita a vinculação da disciplina Psicologia ao processo da formação e modo de atuação para a atenção médica integral. Adota-se uma lógica onde relacionam-se invariantes de habilidades e ações específicas em resposta às habilidades profissionais e ações gerais da atenção primária da saúde. Essa possibilidade determina os esquemas das bases orientadoras para a criação das condições que promovam a formação das ações a serem concretizadas por meio do componente laboral em interação com os componentes acadêmico e investigativo. Os resultados formam parte de uma investigação realizada entre os anos 2016 e 2019, sob a coordenação da Faculdade de Medicina da Universidade de Ciências Médicas de Villa Clara e da Universidade Central “Marta Abreu” das Villas, Santa Clara, Villa Clara, Cuba.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Méndez, M. A. T. ., & Cabrera Ruiz, I. I. . (2020). Orientação da formação do modo de atuação atenção médica integral: uma estratégia pedagógica desde a teoria da formação por etapa das ações mentais . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(1), 132–157. https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56475
Sección
Dossiê Sistema Galperin-Talízina: contribuições para a Didática Desenvolvimental

Citas

GALPERIN, P. Ya. Stage-by-Stage formation as a Method of Psychological Investigation. Journal of Russian and East European Psychology, Philadelphia, v. 30, n. 4, p. 60-80, 1992a.

GALPERIN, P. Ya. The Problem of Activity in Soviet Psychology. Journal of Russian and East European Psychology, Philadelphia, v. 30, n. 4, p. 37-59, 1992b.

HORRUITINER SILVA, P. La universidad cubana: el modelo de formación. La Habana: Félix Varela, 2006.

MINSAP. Plan de Estudio de la carrera de Medicina [CD-ROM]. La Habana: Universidad de Ciencias Médicas, 2014.

TALÍZINA, N. Conferencias sobre “Los Fundamentos de la Enseñanza en la Educación Superior”. Universidad de La Habana: Departamento de Estudios para el Perfeccionamiento de la Educación Superior, 1985.

TALÍZINA, N. Psicología de la enseñanza. Moscú: Progreso, 1988.

TOLEDO MÉNDEZ, M. A.; CABRERA RUIZ, I. I Práctica sistemática de la formación laboral en atención médica integral desde la asignatura Psicología I. Revista de Educación Médica Superior, La Habana, v. 30, n. 4, 2016c. Disponible en: http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/818.