A emoção e o ensino-aprendizagem em uma perspectiva histórico-cultural: uma pesquisa na educação infantil bilíngue

Contenido principal del artículo

Daniele Gazzotti
Marilene Proença Rebello de Souza

Resumen

O presente estudo investiga o desenvolvimento infantil e sua relação com as experiências emocionais vivenciadas em ambiente escolar, tendo por objetivo geral compreender criticamente o vínculo afetivo estabelecido entre educador e educando em contexto escolar sob a perspectiva histórico-cultural. Participam da pesquisa uma educadora e sete crianças de cinco anos de idade de escola de educação infantil bilíngue que realizam uma atividade colaborativa. A condução do processo de aprendizagem considerou o brincar e a agência como elementos mediadores e constitutivos tanto da situação escolar como dos sujeitos envolvidos na atividade, impulsionando o desenvolvimento em todas suas potencialidades: social, cognitiva, afetiva e motora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Gazzotti, D., & Souza, M. P. R. de . (2019). A emoção e o ensino-aprendizagem em uma perspectiva histórico-cultural: uma pesquisa na educação infantil bilíngue . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(2), 1–23. https://doi.org/10.14393/OBv3n2.a2019-51562
Sección
Dossier: Aprendizaje y desarrollo en la teoría histórico-cultural

Citas

AHEARN, L. M. Language and Agency. Annual Reviews Anthropol. v.30, p. 109-137, 2001.

ALMEIDA, L. R. Ser Professor: um diálogo com Henri Wallon. In: MAHONEY, A. Alvarenga; ALMEIDA, L. R. (org.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

BAKHTIN, M.; VOLOSHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1929/1981.

BRANDÃO, C. R., BORGES, M. C. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Uberlândia: Rev. Ed. Popular, v. 6, p.51-62. jan./dez, 2007.

CORSARO, W. Peer Culture. In: QVORTRUP, J.; CORSARO, W. A.; HONIG, M-S. The Palgrave Handbook of Childhood Studies. Hampshire/New York: Palgrave Macmillan, 2009, p.301 - 315.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996/2015.

JAMES, A. Agency. In: QVORTRUP, J.; CORSARO, W. A.; HONIG, M-S. The Palgrave Handbook of Childhood Studies. Hampshire/New York: Palgrave Macmillan, 2009.

LEITE, D. M. Educação e Relações Interpessoais. In: PATTO, M. H. S. (org.) Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T.A. Queiroz Editor, 1986.

LEITE, S. A. S; TASSONI, E. C. M. Afetividade no processo de ensino-aprendizagem: as contribuições da teoria walloniana. Educação, v. 36, n. 2, 2013, p. 262-271.

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (org.) Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1944/2016. p. 59-84.

MARX, K. Theses on Feuerbach. Marx/Engels Selected Works, Volume One, p. 13 – 15.Progress Publishers, Moscow, USSR, 1845/1969. Disponível em: https://www.marxists.org/archive/marx/works/1845/theses/theses.htm. Acesso em 05/12/2016. https://doi.org/10.5040/9781474278737.ch-003

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia Alemã. Expressão Popular: São Paulo, 1845/2009.

VOLOSHÍNOV, V. N. Marxism and the Philosophy of Language, Seminar Press, in liaison with the Harvard University Press and the Academic Press Inc., 1929/1973. Disponível em https://www.marxists.org/archive/voloshinov/1929/marxism-language.htm. Acesso em 07 de 09, 2016. https://doi.org/10.1017/s0047404500008071

VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 1926/2010.

______. The Problem of the Cultural Development of the Child. Journal of Genetic Psychology, vol. 36, p.415-32, 1929/1994. Disponível em https://www.marxists.org/archive/vygotsky/works/1929/cultural_development.htm. Acesso em 29/09/2016.

VYGOTSKY, L. S. Imaginación y creación em la edad infantil. Tradução de Francisco Martinez, 2.Ed. Moscou - Leningrado: GIZ, 1930 /1999.

______. The Genesis of Higher Mental Functions. Lev Vygotsky Archive: Marxists.org. 1931/1994. Disponível em: https://www.marxists.org/archive/vygotsky/works/1931/higher-mental-functions.htm Acesso em 05/07/2017. https://doi.org/10.1080/00107530.1990.10746638

______. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1933-1935/2009.

______. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1934/2008.

______. Foundations of Paedology. Leningrad: Izdanie Instituta, 1935a/1994. Disponível em: https://www.marxists.org/archive/vygotsky/works/1934/environment.htm . Acesso em 15/10/2018.

______. The Problem of Environment. The Vygotsky Reader, 1935b/1994. Disponível em https://www.marxists.org/archive/vygotsky/works/1934/environment.htm . Acesso em 15/10/2018.

VYGOTSKY, L. S. The Collected Works of Vygotsky - Child Psychology. US: Springer, 1998. v.