Processo de pesquisa intervenção formativa por meio do ensino das artes e o desenvolvimento das emoções e sentimentos na escola
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo discute e apresenta os principais resultados de nossa tese de doutorado, cujo objetivo volta-se às contribuições de um processo de intervenção formativo, por meio do ensino das artes, para o desenvolvimento das emoções e sentimentos de estudantes em idade escolar. O processo de intervenção contou com 26 encontros semanais, de 90 minutos de duração, com 08 crianças de um segundo ano do ensino fundamental, que participaram de atividades artísticas com música e pintura, com a finalidade de apreensão de aspectos de seu desenvolvimento afetivo-cognitivo. Ao término do processo de intervenção, as crianças apresentaram suas produções artísticas e debateram sobre o aprendizado a respeito das artes e das emoções e sentimentos. Por meio da análise notamos o quanto as intervenções formativas contribuíram para que as crianças se motivassem para a participação em atividades artísticas dentro e fora do contexto escolar e também passaram a falar mais sobre suas emoções e sentimentos. Compreendemos que a intervenção formativa por meio do ensino de atividades artísticas pode contribuir para o desenvolvimento afetivo e cognitivo dos sujeitos participantes do processo.
Descargas
Detalles del artículo
Citas
DUARTE, N. Arte e formação humana em Vigotski e Lukács. In: DUARTE, N.; FONTE, S. S. de Arte, Conhecimento e Paixão na formação humana. Campinas: Autores Associados, 2010, p.145-163.
FELIX, T.S.P. A timidez na escola: um estudo histórico-cultural. 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2013.
FELIX, T. S. P. O desenvolvimento das emoções e sentimentos da criança na construção de sua personalidade: as atividades artísticas como mediadoras desse processo na escola. 2018. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2018.
LUKÁCS, G. Introdução a uma estética marxista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2a. Ed., 1978.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2011. 250 f. Tese (Livre docência em Psicologia da Educação) Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011. https://doi.org/10.1590/s1414-32832012000100025
______. O desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar. Campinas: Autores Associados, 2013.
NASCIMENTO, C. P. A organização de pesquisas em psicologia e educação na teoria histórico-cultural: o ensino e a formação do pensamento teórico. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. CONPE-Anais. Maringá, 2011. https://doi.org/10.11606/d.48.2010.tde-20092010-145437
NASCIMENTO, C. P. A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. 293 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. https://doi.org/10.11606/t.48.2014.tde-01102014-105809
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.8i1.0013
TOASSA, G. Emoções e vivências em Vigotski: investigação para uma perspectiva histórico-cultural. Tese (Doutorado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. https://doi.org/10.11606/t.47.2009.tde-19032009-100357
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas (Psicología infantil). Madrid: Visor Distribuiciones, 1930-1934/1996. iv.
______. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1925/2001.
______. Teoria de las emociones: estudio histórico-psicológico. Madrid: Akal, 1933/2004.
______. El Desarrolo de Los Procesos Psicológicos Superiores. Barcelona, Crítica, 1931/2006.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1934/2009a.
______. A Imaginação e a Arte na Infância. Lisboa: Relógio D’Água, 1930/2009b.
VIOTTO FILHO, I.A.T. Processo grupal e construção coletiva do conhecimento: a história do GEIPEEthc. In: VIOTTO FILHO, et. al. Processo grupal e práxis científica educativa. São Carlos, SP: Pedro & João, 2018.