A expressão da subjetividade no contexto da educação inclusiva: complexidade e desafios

Contenido principal del artículo

Ana Valéria Marques Fortes Lustosa

Resumen

Na atualidade, a inclusão escolar de pessoas do público alvo da educação especial está presente em todos os níveis de ensino. Essa conquista rompe com séculos de esquecimento, silêncio e omissão no que se refere a esses indivíduos. Apoiada em novas formas de organização do trabalho pedagógico no âmbito da Educação para Todos, evidencia a relevância do processo de aprender como ato iminentemente social, no qual as relações estabelecidas exercem papel fundamental. Nesse contexto, a subjetividade individual e social estão no âmago do processo de aprender em múltiplas e variadas formas, com implicações significativas que se expressam no cotidiano e na vida dos aprendizes, contrapondo-se à visão reducionista que limita o desenvolvimento e a atuação desses indivíduos ao evidenciar a dinâmica dos processos subjetivos como geradores de  possibilidades criativas na superação dos obstáculos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Lustosa, A. V. M. F. . (2019). A expressão da subjetividade no contexto da educação inclusiva: complexidade e desafios . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(1), 114–134. https://doi.org/10.14393/OBv3n1.a2019-50593
Sección
Dossiê Desdobramentos da Teoria da Subjetividade no campo da educação

Citas

ARAÚJO, S. L. S.; ALMEIDA, M. A. Contribuições da consultoria colaborativa para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual. Revista Educação Especial. v. 27, n. 49, p. 341-352, maio/ago. 2014.

ARAUJO, E. S.; BUCHALLA, C. M. O uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde em inquéritos de saúde: uma reflexão sobre limites e possibilidades. Rev. Bras. Epidemiol. jul-set 2015; 18(3): 720-724.

BAMPI. L. N. S.; GUILHEM, D.; ALVES, E. D. Modelo social: uma nova abordagem para o tema deficiência. Rev. Latino-Am. Enfermagem. jul-ago 2010; 18(4).

BAWENS, J.; HOUCARDE, J. J Cooperative teaching: rebuilding the schoolhouse for all students. PROED, 1995.

BRASIL. Convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008.

CALHEIROS, D. S.; MENDES, E.G.; LOURENÇO, G. F.; GONÇALVES, A. G.; MANZINI, M. G. Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professoras: planejamento, implementação e avaliação de um caso. Pro-Posições. Campinas, SP, v. 30, 2019.

FATTIG, M. L.; TAYLOR, M. T. Co-teaching in the differentiated classroom: successful collaboration, lesson design, and classroom management. John Wiley & Sons, Inc., 2008.

FORTES-LUSTOSA, A.V.M. A teoria da subjetividade e sua relação com a educação especial. In: Ana Valéria Marques Fortes Lustosa (Org.). Subjetividade e educação especial: a inclusão escolar em uma perspectiva complexa,

FRANÇA, T. H. Modelo Social da Deficiência: uma ferramenta sociológica para a emancipação social. Lutas Sociais, São Paulo, v.17 n.31, p.59-73, jul./dez. 2013.

GESSER, M.; NUERNBERG, A. H.; FILGUEIRAS, T. M. J. A contribuição do modelo social da deficiência à psicologia social. Psicologia & Sociedade, vol. 24, n. 3, 2012, pp. 557-566.

GILLBORN, D. Racism and antiracism in real schools: theory, policy and practice. Buckingham, UK, Philadelphia, PA: Open University Press, 1995.

GILLBORN, D. Youdell, D. Rationing education: policy, practice, reform, and equity. Buckingham, UK, Philadelphia, PA: Open University Press, 2000.

GONZÁLEZ REY, F. L. Social and individual subjectivity from an historical cultural standpoint. Outlines. Critical Social Studies. Copenhagen, 2007, v. 9. n.2, 2007, p. 3-14.

___________________. Subjetividade e saúde: superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez, 2011a.

___________________. Os processos subjetivos no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais: além dos limites concretos do defeito. In: MARTÍNEZ, A.M.; TACCA, M. C. V. R. (Orgs.). Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011b.

GONZÁLEZ REY, F.; MARTÍNEZ, A. M. Psicología en la educación: implicaciones de la subjetividad en una perspectiva cultural-histórica. Revista Puertorriqueña de Psicología. 2016, v. 27, nº. 2, pp. 260 – 274.

GONZÁLEZ REY, F.; MARTÍNEZ, A. M. Una epistemología para el estudio de la subjetividad: Sus implicaciones metodológicas. Psicoperspectivas: individuo y sociedad, v. 15, nº 1, 2016, pp. 5 – 16.

GONZÁLEZ REY, F. GOULART, D. M.; BEZERRA, M. S. Ação profissional e subjetividade: para além do conceito de intervenção profissional na psicologia. Educação (Porto Alegre), v. 39, n. esp. (supl.), s54-s65, dez. 2016.

____________. Advances in subjectivity from a cultural-historical perspective: unfoldings and consequences for cultural studies today. In: FLEER; M.; VEROSOV, N.; GONZÁLEZ REY, F. (Eds.). Perezhivanie, emotions and subjectivity: advancing Vygotsky’s legacy. Singapore: Springer, 2017, p.173-193.

GONZÁLEZ REY, F. MITJÁNS MARTÍNEZ, A; GOULART, D. M. The topic of subjectivity within cultural-historical approach: where it has advancing from and where is advancing to. In: F. GONZÁLEZ REY; A MITJÁNS MARTÍNEZ; DANIEL, M. GOULART, D. Subjectivity within cultural-historical approach: theory, methodology and research. Singapore: Springer, 2019, p. 3-19.

LEPRI, C. Viajantes inesperados: notas sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. Campinas, SP: Saberes Editora, 2012.

Mendes, E. G.; VILARONGA, C. A. R; ZERBATO, A. P. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

MEYER, A., ROSE, D.H., GORDON, D. Universal design for learning: Theory and Practice. Wakefield, MA: CAST Professional Publishing, 2014.

MICHELS, M. H. GARCIA, R. M. C. Sistema educacional inclusivo: conceito e implicações na política educacional brasileira. Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 157-173, maio-ago. 2014.

MITJÁNS MARTÍNEZ, A. GONZÁLEZ REY, F. Psicologia, educação e aprendizagem: avançando nas contribuições da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez, 2017.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

_________.; LE MOIGNE, J-L. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000.

PICCOLO, G. M.; MENDES, E.G. Contribuições a um pensar sociológico sobre a deficiência. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 459-475, abr.-jun. 2013.

RIOUX, M.H.; VALENTINE, F. Does theory matter? Exploring the nexus between disability, human rights, and public policy. In: PORTHIER, D.; DEVLIN, R. Critical disability theory: essays in philosophy, politics, policy and law. Vancouver: University of British Columbia Press, 2006.

ROLDÃO, M. C. Diferenciação curricular revisitada: conceito, discurso e práxis. Porto: Porto Editora, 2003.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.

SLEE, R. Um cortador de queijo com outro nome? Reduzindo a sociologia da educação a pedaços. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. Sociologia da educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2012, pp. 120-129.

SOUSA, F. Diferenciação curricular e deliberação docente. Porto: Porto Editora, 2010.

TOMLINSON, S. Educational subnormality: a study in decision-making. London: Routledge & Kegan Paul, 1981.

TRACEY, E. H.; MEYER, A. ROSE, D. H. Universal design for learning in the classroom: practical applications (What Works for Special-Needs Learners). The Guilford Press, 2012.

UPIAS: The Union of the Physically Impaired Against Segregation (1976). Fundamental principles of disability. https://disability-studies.leeds.ac.uk/wp-content/uploads/sites/40/library/UPIAS-fundamental-principles.pdf

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LEONTIEV, A. et al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e desenvolvimento. São Paulo: Editora Moraes, 1991a.

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N.. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991b.

VIGOTSKI, L. S. VYGOTSKI, L S. Obras Completas – Tomo V. Fundamentos de Defectologia. Madrid: Visor, 1997.