O desenvolvimento de motivos formadores de sentido no contexto das atividades de ensino e estudo na escola pública brasileira

Contenido principal del artículo

Patrícia Lopes Jorge Franco

Resumen

Antes de se iniciar a apresentação de dados da pesquisa de doutorado conclída em 2015, torna-se necessário fazer algumas ressalvas. A primeira refere-se à árdua tarefa de organizar este resumo, uma vez que, demonstrar as relações e conexões internas existente no todo, em um texto limitado, representa um grande desafio! Assim, opta-se em descatacar os elos, os nexos que compõem a essência do processo desenvolvido na tese, constituindo-se um convite à leitura do texto na íntegra, caso o leitor sinta  necessidade de se enveredar nas singularidades dos movimentos realizados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Franco, P. L. J. (2019). O desenvolvimento de motivos formadores de sentido no contexto das atividades de ensino e estudo na escola pública brasileira. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(1), 238–250. https://doi.org/10.14393/OBv3n1.a2019-48136
Sección
Resumo de Teses e Dissertações

Citas

CARAÇA, Bento Jesus. Conceitos fundamentais da Matemática.Lisboa: Gradiva. 4 Edição. 2002.

DAVYDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Editorial Pueblo y Educación. La Habana, Cuba. 1981.

______. Conceitos Básicos da Psicologia Contemporânea. Cap. I. Problemas do ensino desenvolvimental -A Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. Revista Soviet Education, August, v. XXX, n. 8, 1986.

FRANCO, Patrícia L. J. O desenvolvimento de motivos formadores de sentido no contexto das atividades de ensino e estudo na escola pública brasileira.2015. 363f. (Tese) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, MG. 2015. Disponível em:<https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13690/1/DesenvolvimentoMotivosFormadores.pdf >. Acesso em: 22mar. 2017.

KLINGBERG, Lothar. Introducción a la Didáctica General.Editorial Pueblo y Educación, Playa, Cidad de La Habana, 1978.

LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo.Lisboa: Horizonte Universitário. 1978.

______. O desenvolvimento do psiquismo. Traduzido do francês por Manoel Dias Duarte. 1.ed. Editora Moraes [197-].

______. Uma contribuição à Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: VIGOTSKI; LURIA; LEONTIEV. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. ed. Tradução Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2006

LERNER I. Ya; SKATKIN, M. N. Métodos de enseñanza. In: DANILOV, M. A.; SKATKIN, M. N. Didáctica de la escuela media.2. reimpresión. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1984, p. 176-223.

LONGAREZI,AndréaM.Didáticadesenvolvimentalnocontextodaescolapúblicabrasileira:modosecondiçõesparaumensinoquepromovaodesenvolvimento.Brasília,DF:CAPES,ProgramaObservatóriodaEducação,Edital049/2012(ProjetodePesquisa),2012.LONGAREZI,AndréaM.Didáticadesenvolvimental:intervençõespedagógico-formativasdesenvolvedorasdeestudantesdoEnsinoFundamental,MédioeSuperior.Brasília,CNPq,ConselhoNacionaldeDesenvolvimentoCientíficoeTecnológico,(ProjetodePesquisa),2014.

LONGAREZI,AndréaM.Paraumadidáticadesenvolvimentaledialéticanocontextodeescolaspúblicasbrasileiras.Obutchénie.RevistadeDidáticaePsicologiaPedagógica.Uberlândia:Edufu,2017,p.187-230.

MARX, Karl.O capital:crítica da economia política.Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. Tomo I. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MOURA, Manoel Oriosvaldo. Controle da variação de quantidades. Atividades de ensino.São Paulo: Universidade de São Paulo. 1996.

______. O educador matemático na coletividade de formação:uma experiência com a escola pública. 2000. Tese. (Livre-Docência em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

SOUSA, M. C. O ensino de álgebra numa perspectiva lógico-histórica: um estudo das elaborações correlatas de professores do Ensino Fundamental. 2004. 250f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) -Faculdade de Educação UNICAMP/SP, Campinas. 2004.

VYGOTSKY, L. S. Estudio del desarrollo de los conceptos científicos en la edad escolar. In: VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas.Problemas de Psicología General.Tomo II. 2. edición. Madrid: A. Machado Libros, 2001.