The development of sense-makers motives in the context of teaching and study activities in the Brasilian public school

Main Article Content

Patrícia Lopes Jorge Franco

Abstract

Antes de se iniciar a apresentação de dados da pesquisa de doutorado conclída em 2015, torna-se necessário fazer algumas ressalvas. A primeira refere-se à árdua tarefa de organizar este resumo, uma vez que, demonstrar as relações e conexões internas existente no todo, em um texto limitado, representa um grande desafio! Assim, opta-se em descatacar os elos, os nexos que compõem a essência do processo desenvolvido na tese, constituindo-se um convite à leitura do texto na íntegra, caso o leitor sinta  necessidade de se enveredar nas singularidades dos movimentos realizados.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Franco, P. L. J. (2019). The development of sense-makers motives in the context of teaching and study activities in the Brasilian public school. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(1), 238–250. https://doi.org/10.14393/OBv3n1.a2019-48136
Section
Resumo de Teses e Dissertações

References

CARAÇA, Bento Jesus. Conceitos fundamentais da Matemática.Lisboa: Gradiva. 4 Edição. 2002.

DAVYDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Editorial Pueblo y Educación. La Habana, Cuba. 1981.

______. Conceitos Básicos da Psicologia Contemporânea. Cap. I. Problemas do ensino desenvolvimental -A Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. Revista Soviet Education, August, v. XXX, n. 8, 1986.

FRANCO, Patrícia L. J. O desenvolvimento de motivos formadores de sentido no contexto das atividades de ensino e estudo na escola pública brasileira.2015. 363f. (Tese) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, MG. 2015. Disponível em:<https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13690/1/DesenvolvimentoMotivosFormadores.pdf >. Acesso em: 22mar. 2017.

KLINGBERG, Lothar. Introducción a la Didáctica General.Editorial Pueblo y Educación, Playa, Cidad de La Habana, 1978.

LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo.Lisboa: Horizonte Universitário. 1978.

______. O desenvolvimento do psiquismo. Traduzido do francês por Manoel Dias Duarte. 1.ed. Editora Moraes [197-].

______. Uma contribuição à Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: VIGOTSKI; LURIA; LEONTIEV. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. ed. Tradução Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2006

LERNER I. Ya; SKATKIN, M. N. Métodos de enseñanza. In: DANILOV, M. A.; SKATKIN, M. N. Didáctica de la escuela media.2. reimpresión. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1984, p. 176-223.

LONGAREZI,AndréaM.Didáticadesenvolvimentalnocontextodaescolapúblicabrasileira:modosecondiçõesparaumensinoquepromovaodesenvolvimento.Brasília,DF:CAPES,ProgramaObservatóriodaEducação,Edital049/2012(ProjetodePesquisa),2012.LONGAREZI,AndréaM.Didáticadesenvolvimental:intervençõespedagógico-formativasdesenvolvedorasdeestudantesdoEnsinoFundamental,MédioeSuperior.Brasília,CNPq,ConselhoNacionaldeDesenvolvimentoCientíficoeTecnológico,(ProjetodePesquisa),2014.

LONGAREZI,AndréaM.Paraumadidáticadesenvolvimentaledialéticanocontextodeescolaspúblicasbrasileiras.Obutchénie.RevistadeDidáticaePsicologiaPedagógica.Uberlândia:Edufu,2017,p.187-230.

MARX, Karl.O capital:crítica da economia política.Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. Tomo I. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MOURA, Manoel Oriosvaldo. Controle da variação de quantidades. Atividades de ensino.São Paulo: Universidade de São Paulo. 1996.

______. O educador matemático na coletividade de formação:uma experiência com a escola pública. 2000. Tese. (Livre-Docência em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

SOUSA, M. C. O ensino de álgebra numa perspectiva lógico-histórica: um estudo das elaborações correlatas de professores do Ensino Fundamental. 2004. 250f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) -Faculdade de Educação UNICAMP/SP, Campinas. 2004.

VYGOTSKY, L. S. Estudio del desarrollo de los conceptos científicos en la edad escolar. In: VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas.Problemas de Psicología General.Tomo II. 2. edición. Madrid: A. Machado Libros, 2001.