Formação de professores e sistemas didáticos na perspectiva histórico-cultural da atividade: panorama histórico-conceitual. Apresentação
Contenido principal del artículo
Resumen
Abrimos o Dossiê ́Formação de Professores`com uma premissa marxista para a qual se dirigem desdobramentos sobre a compreensão da formação e constituição humana no âmbito da educação escolar e que vimos aqui defender veementemente: a educação do professor é fundamental para a educação do estudante.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Citas
DAVÍDOV, V.V.La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988a.
DAVIDOV, V.V. Problems of Developmental Teaching. The Experience of Theoretical and Experimental Psychological Research (Problemas do Ensino Desenvolvimental: A Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia). Soviet Education, Sept. 1988b, vol. XXX, nº 9 (Tradução por José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas).
LIBÂNEO, J. C. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar, Curitiba, n. 24, 2004, p. 113-147.
LONGAREZI, Andréa M. Para uma Didática Desenvolvimental e dialética da formação-desenvolvimento do professor e do estudante no contexto da educação pública brasileira. Obuchenie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. GEPEDI/ Uberlândia: EDUFU, 2017, vol. 1. n.1, p. 187-230. Disponível em < file:///C:/Users/Andrea/Downloads/39912-169768-1-PB%20(18).pdf>. Acesso em: 06/07/2018.
LONGAREZI, Andréa M. Conferência Significado e sentido na formação do aluno por meio da atividade de estudo. In: 17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural -Significado e sentido na educação para a humanização. Marília: UNESP, set.de2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/OBv2n3a2018-
LONGAREZI,A.M.; ARAUJO,E.S.; PIOTTO, D.; MARCO, F. F. Жизнь и творчество Виталия Владимировича Рубцова: теоретика совместной деятельности. (Vida e obra de Vitaly Vladimirovich Rubtsov: o teórico da atividade conjunta). Культурно-историческая психология (Psicologia Histórico-Cutural), v. 14, p. 5-19, 2018.
LONGAREZI, A. M.; FRANCO, P. L. J. A.N. Leontiev: a vida e a obra do psicólogo da atividade. In: LONGAREZI, Andréa M.; PUENTES, Roberto V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro I. Uberlândia. Edufu. 2013.
LONGAREZI, Andréa M, FRANCO, Patrícia J.L.. А.Н. Леонтьев: жизньидеятельностьпсихолога (Vida e obra do psicólogo da Atividade). Дубненский психологический журнал (Jornal de Psicologia de Dubna), Dubna/Rússia, n.1, 2015.
LONGAREZI, Andréa M.; PUENTES, Roberto V. Fundamentos psicológico-didáticos para um ensino na perspectiva histórico-cultural: a unidade dialética obutchénie-desenvolvimento. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: Edufu, 2017.
MARCO, Fabiana F. de; LOPES, Anemari R.L.V.; CEDRO, Wellington L. A formação de professores no sistema Elkonin-Davidov: o contexto russo. In: PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov. Edufu: 2019(no prelo).
MARX, Karl. Teses Sobre Feuerbach. In: MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo, Ciências Humanas, 1989.
NÚÑEZ, Isauro B. A formação de conceitos na perspectiva teórica de L.S. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento. Vygotsky, Leontiev e Galperin:formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.
PUENTES, Roberto V. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015) Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. GEPEDI/ Uberlândia: EDUFU, 2017, vol. 1. n.1, p. 20-58. Disponível em < http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38113/21567> Acesso em: 06/07/2018.
PUENTES, Roberto V. Elkonin-Davidov-Repkin: etapas no desenvolvimento da Teoria da Atividade de Estudo (1958-2018). Anais17ª Jornada do Núcleo de Ensino e o 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural. Marília: UNESP, 2018. Disponível em: < http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MjcyNDI=> Acesso em: 07/11/2-18.
PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARDOSO, C. G. C.; MUSIYCHUK, M. V.. Developmental didactic of activity: the contributions of V.V. Repkin to the elkonin-davidov system. Мир науки, v. 4, p. 1-9, 2016.
PUENTES, Roberto Valdés; AMORIM, Paula Alves Prudente; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Re-Vista, v. 24, n. 1, p. 267-286, Jan./Jun. 2017. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-12.
PUENTES, Roberto Valdés; AMORIM, Paula Alves Prudente; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. V. V. Repkin: vida, pensamento e obra de um dos principais representantes da didática desenvolvimental da atividade. In: LONGAREZI, Andréa M.; PUENTES, Roberto V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro III. Uberlândia. Paco Editora/Edufu. 2018.
PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M. A Didática Desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da psicologia histórico-cultural da Atividade. In: LONGAREZI, Andréa M.; PUENTES, Roberto V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017a.
PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M. Didática desenvolvimental: sessenta anos de tradição teórica, epistemológica e metodológica. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. GEPEDI/ Uberlândia: EDUFU, 2017b, vol. 1. n.1, p. 9-19. Disponível em < http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38417/22696> Acesso em: 06/07/2018.
REPKINA, Natálya V. Experimento genético-modelador e a produção do sistema Elkonin-Davidov: um olhar para os processos experimentais do ensino desenvolvimental. Obuchenie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Entrevista concedida à LONGAREZI, Andréa M.. Tradução de Andrii Mishchenko. GEPEDI/ Uberlândia: EDUFU, 2018, vol. 2. n.2, p. 526-539. Disponível em < http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/46482/25097>. Acesso em: 06/01/2019.
VIGOTSKI, Lev. S. Psicologia Pedagógica. Edição Comentada por Guilhermo Blanck. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
VIGOTSKI, Lev S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10ª edição. São Paulo: Ícone, 2010a, p. 103-118.
VIGOSTKI, Lev S. Psicologia Pedagógica. Tradução Paulo Bezerra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010b. ДАВЫДОВ, В. В. (DAVIDOV, V.V.). Проблемы развивающего обучения: Опыт теоретического и экспериментального психологического исследования. (Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência de pesquisa psicológica teórica e experimental) –Мoscú: Педагогика, 1986. –240 с. –(Труды д.чл. и чл.-кор. АПН СССP).
ДАВЫДОВ, В.В. (DAVIDOV, V.V.) ПРОБЛЕМЫ ИССЛЕДОВАНИЯ УЧЕБНОЙ ДЕЯТЕЛЬНОСТИ (Problemas da Pesquisa com Atividade de Estudo). ТЕОРИЯ РАЗВИВАЮЩЕГО ОБУЧЕНИЯ. (Teoria do Ensino Desenvolvimental). MOSCÓ: ИНТОР, 1996. Tradução de Andrii Mishchenko e revisão técnica de Roberto Váldes Puentes, Andréa Maturano Longarezi, Cecília Garcia Coelho Cardoso e Paula Alves Prudente Amorim.
РЕПКИН, В.В.(REPKIN, V. V.);РЕПКИНА; Н.В.(REPKINA, N. V.). Учитель как соавтор системы развивающего образования (O Professor como coautor do sistema de desenvolvimento da educação). РЕПКИН, В.В., РЕПКИНА; Н.В.Что такое развивающее обучение: взгляд из прошлого в будущее (O que é ensino desenvolvimental: uma visão do passado para o futuro). Мoscou: Некоммерческое партнерство «Авторский Клуб», 2018.–С. 146 –151.
РУБЦОВ, В.В.(RUBTSOV, V.V.); МАРГОЛИС, А.А. (MARGOLIS, A.A.); ГУРУЖАПОВ, В.А.(GURUZHAPOV, V.A.). О деятельностном содержании психолого-педагогической подготовки современного учителя для новой школы. (Sobre o conteúdo da atividade da formação psicológica e pedagógica do professor moderno para uma nova escola). Культурно-историческая психология. (Psicologia Histórico-Cultural), n.4, 2010. Disponível em <http://psyjournals.ru/kip/2010/n4/32897.shtml> Acesso em: 05/01/2018.