Por uma Didática Desenvolvimental da subjetividade no ensino de Música na escola
Contenido principal del artículo
Resumen
Este texto trata-se de um resumo da tese "Por uma Didática Desenvolvimental da subjetividade no ensino de Música na escola". Situada no campo da Didática, a pesquisa de Doutorado teve a Didática Desenvolvimental da Subjetividade no ensino de Música como seu objeto, assumindo como objetivo geral "implementar uma proposta didática ao ensino de Música na escola favorecedora do desenvolvimento integral de estudantes considerados em seu potencial ativo e gerador de realidades subjetivas", e, como objetivos específicos, definir princípios de uma Didática Desenvolvimental aportada na Teoria da Subjetividade; construir um olhar sobre expressões de sentidos subjetivos envolvidos em processos de ensino-aprendizagem musicais de estudantes do ensino fundamental e desenvolver estratégias didáticas para aulas de Música comprometidas com a produção de sentidos subjetivos.
Descargas
Detalles del artículo
Citas
DAVYDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: A Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia, 1988.Tradução: José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas.
GONZÁLEZ REY, Fernando L. A configuração subjetiva dos processos psíquicos: avançando na compreensão da aprendizagem como produção subjetiva. In: MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; SCOZ, Beatriz Judith Lima; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira (Orgs). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. DF: Liber livros, 2012a, p. 21-41.
______.O pensamento de Vigotsky: contradições, desdobramentos e desenvolvimento. São Paulo: Hucitec, 2013.
______. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Cengage Learning, 2012b.
______; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas: Alínea, 2017.
VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988, p. 103-117.
ZANKOV, L. La enseñanza y el desarrollo. Moscú: Editorial Progreso, 1984.