Reflexões sobre o ensino da taxonomia e da sistemática filogenética e o desenvolvimento do pensamento abstrato
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Resumen
O presente trabalho tem como objetivo apresentar resultados preliminares de reflexões a respeito do ensino dos sistemas de classificação dos seres vivos (abordando a taxonomia e a sistemática filogenética) e o desenvolvimento da função psíquica pensamento, tendo como enfoque o pensamento abstrato empírico e o pensamento abstrato teórico. Para isso, tomamos como referencial as proposições de Vigotski e Davidov sobre o desenvolvimento do pensamento conceitual, bem como elementos fundamentais da taxonomia e da sistemática filogenética sistematizados por Mayr e Amorim. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir da qual foi possível identificar elementos da ciência empírica e da lógica formal na taxonomia, bem como elementos da ciência teórica e da lógica dialética na sistemática filogenética. Discutimos a relação entre o ensino destes sistemas de classificação e o desenvolvimento do pensamento rigorosamente abstrato. Merece atenção o fato de que, lamentavelmente, a sistemática não é elemento constituinte do ensino de Biologia na educação básica.
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