As contribuições da obra de V. V. Repkin para pensar e debater as questões da Educação e da Didática Apresentação
Main Article Content
Abstract
O periódico Obutchénie foi muito amável ao aceitar a publicação do presente Dossiê dedicado ao estudo da obra, pensamento e vida do psicólogo e linguista ucraniano Vladimir V. Repkin. Considerado entre os principais representantes de um dos sistemas psicológico-didático mais consistente e importante no interior da teoria da aprendizagem desenvolvimental, Repkin (1927-2022) teve uma vida longa e muito produtiva. Ao mesmo tempo, a obra teórica e didática elaborada por esse autor permaneceu desconhecida na América até 2003, ano em que a psicóloga ucraniana radicada em Nova York, EUA, Elina Lampert-Shepel teve a feliz iniciativa de publicar em inglês um artigo seu no Journal of Russian and East European Psychology (vol. 41, n. 5, setembro-outubro, p. 10-33), intitulado “Ensino desenvolvimente e atividade de estudo”. O mesmo texto foi publicado depois no Brasil, em 2014, por iniciativa nossa (Roberto Valdés Puentes), em Ensino em Re-vista (v. 21, n.1, jan./jun., p. 85-99), a partir do trabalho de tradução efetuado pelas professoras Maria Auxiliadora Soares Farias, Stela Miller e Suely Amaral Mello, membros do grupo de pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-cultural/Unesp/Marília.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
References
AMORIM, Paula Alves Prudente. Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504.
PUENTES, Roberto Valdés. V. V. Repkin: concepção de sujeito da atividade de estudo (1990-2021). Obutchénie, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 1-38, 2023. https://doi.org/10.14393/OBv7n1.a2023-69012.
PUENTES, R.V. L. S. Vigotski e aprendizagem desenvolvimental: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 1. ed. São Carlos: Pedro & João, 2023. v. 17. 348p.
PUENTES, Roberto Valdés. V. V. Davidov e V. V. Repkin: aproximações e distanciamentos a respeito da Teoria da Atividade de Estudo (TAE). Educação em Análise, Londrina, v. 7, p. 28-57, 2022.
PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C. (Org.); AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, v. v. Davidov e V. V. Repkin. 3. ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1. 450p.
PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARDOSO, C. G. C. V. V. Repkin: vida, pensamento e obra. 1. ed. Goiânia: Phillos Academy, 2021. v. 1. 176p.
PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (Org.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos (livro III). 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. v. 1. 420p.
PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (Org.). Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov-Repkin. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras; Uberlândia: Edufu, 2019. v. 9. 484p.
PUENTES, R. V.; MELLO, S. A. (Org.). Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Livro II. 1. ed. Uberlândia: REdufu, 2019. v. 1. 349p.
PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. A Atividade de Estudo segundo V. V. Repkin: uma abordagem crítica na perspectiva da Teoria da Subjetividade. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 25, p. 748-771, 2018.
PUENTES, Roberto Valdés; AMORIM, Paula Alves Prudente; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 24, p. 130-150, 2017.
REPKIN, V. V. Ensino Desenvolvente e Atividade de Estudo. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 21, n.1, jan./jun., p. 85-99, 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v21n1a2014-9.