A aprendizagem e sua relação com o desenvolvimento humano no ensino fundamental: contribuições do Sistema Zankov

Main Article Content

Liudmila Grigorievna Guseva
Iury Kesley Marques de Oliveira Martins

Abstract

Diferentes sistemas didáticos desenvolvimentais ganharam destaque a partir de 1950 nos países da antiga União Soviética, baseados na relação dialética entre aprendizagem e desenvolvimento sinalizada por Lev Vigotski e seus colaboradores. O presente texto objetiva apresentar os fundamentos do Sistema Zankov, com destaque para o trabalho pedagógico voltado a zona de desenvolvimento possível no contexto do ensino fundamental. Este sistema é a síntese de diferentes pesquisas teóricas e empíricas realizadas por Zankov e seu grupo de pesquisa, o que permitiu a compreensão de um método concreto para os processos educativos em séries primárias. Neste cenário, o trabalho dos professores se sustenta em cinco princípios indissociáveis: ensino em um nível ótimo de dificuldade, ênfase no conhecimento teórico, proceder em ritmo acelerado, desenvolver a consciência do aluno sobre o processo de aprendizagem e o desenvolvimento intencional e sistemático de cada aluno. Esses princípios são apresentados ao longo do texto a partir de exemplos na área de matemática e ciências da natureza. Finalmente, destaca-se a contribuição pedagógica do Sistema Zankov e o seu potencial para diferentes experiências na educação básica.


 


 

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Guseva, L. G., & Martins, I. K. M. de O. (2023). A aprendizagem e sua relação com o desenvolvimento humano no ensino fundamental: contribuições do Sistema Zankov. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(2), 1–9. https://doi.org/10.14393/OBv7n2.a2023-70266
Section
DOSSIER - Zankov didactic system

References

VYGOTSKI, L. S. Mind in society. The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.

GUSEVA, L.G.; Sosnowski, A.N. Russian Education in Transition: trends at the primary level. Canadian and International Education. V. 26, № 1, 1997.

GUSEVA, L. G. Zankov’s innovative system of elementary schooling in Russia. Eastern Europe today: Education in Transition. Deer Park, NY: Linus Publications, Inc. 2010.

GUSEVA, L. G.; SOLOMONOVICH, M. Implementing the Zone of Proximal Development: From the Pedagogical Experiment to the Developmental Education System. International Electronic Journal of Elementary Education. IEJEE, Volume 9, Issue 4, June 2017.

GUSEVA, L. G. Transição na educação russa: o sistema zankoviano no atual ensino fundamental. Ensino, aprendizagem e desenvolvimento: fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino desenvolvimental. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017.

ZANKOV, L. V. Teaching and development. White Plains, NY: M.E. Sharpe, 1977.