Resumo - Vivência e constituição de sentidos sobre a educação: um estudo com jovens egressos do ensino médio (Tese de Doutorado em Psicologia)
Main Article Content
Abstract
Ancoradas no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural, que defende a importância dos processos educativos formais para o desenvolvimento dos sujeitos, ao afirmar que eles ocorrem a partir da aprendizagem de cada indivíduo em sua ontologia, a pesquisa realizada e apresentada neste resumo teve como objetivo investigar as vivências que compõem a história escolar de jovens egressos do ensino médio para entender a constituição dos sentidos pessoais sobre a educação. Para desvelar as relações essenciais, ou seja, o que não é aparente no processo de formação dos sentidos, nosso trabalho se organizou a partir do método do materialismo histórico-dialético, já que pretendíamos reconstruir por meio das abstrações os nexos entre as vivências e os sentidos pessoais. Destacamos o valor desse método para a realização de estudos da psicologia, visto que, por meio dele, podemos superar “o hiperdimensionamento da subjetividade e sua perda de articulação com a objetividade que o resgate marxiano da centralidade da objetividade permite superar” (TONET, 2013, p. 99). Além disso, tal caminho epistemológico permite a leitura da processualidade inerente ao desenvolvimento do psiquismo, conforme preconiza a Psicologia Histórico-Cultural. Destacamos que tais princípios nortearam o processo da pesquisa, o caminho percorrido na elaboração deste estudo de caráter teórico e empírico.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
References
LEONTIEV, A. Actividad, conciencia, personalidad. Habana: Editorial Pueblo Y Educación, 1983.
MARTINS, L. M. Dialética singular-particular-universal: implicações do método materialista dialético para a Psicologia e Educação. (Conferência). In: IV Evento do Método e Metodologia em Pesquisa na Abordagem do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-Cultural. Universidade Estadual de Maringá, Maringá – PR, novembro de 2019.
MELO, L. C. B. Vivência e constituição de sentidos sobre a educação: um estudo com jovens egressos do ensino médio (Tese de Doutorado em Psicologia). Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, 2021.
NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
OLIVEIRA, B. A dialética do singular-particular-universal. In: ABRANTES, A. A.; SILVA, N. R.; MARTINS, S. T. F. (org.). Método histórico-social na psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 25-51.
SÈVE, L. Marxismo e teoria da personalidade. (M.L.Godinho, Trad.) Vols. I, II e III. Lisboa: Livros Horizonte, 1979.
SÈVE, L. A personalidade em gestação. In: SILVEIRA, P.; DORAY, B. (Org.). Elementos para uma teoria marxista da subjetividade. São Paulo: Edições Vértice, 1989, p. 147-178.
TANAMACHI, E. R.; ASBAHR, F. S. F.; BERNARDES, M. E. M. Teoria, método e pesquisa na psicologia histórico-cultural. In: Temas escolhidos na psicologia histórico-cultural: interfaces Brasil - Cuba. Maringá: Eduem, 2018.
TONET, I. Método Científico – uma abordagem ontológica. 1ª Ed. São Paulo: Instituto Lukács,2013.
VIGOTSKI, L. S. Sobre os fundamentos da pedologia. Tradução e organização de Zoia Prestes. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
VYGOTSKY, L. S. La crisis de los siete años. In: Obras escogidas Tomo IV. 1995.