Os princípios da psicologia soviética e os problemas do psicodiagnóstico da atividade cognitiva

Main Article Content

Nina Fiódorovna Talízina
Sandra Cristina Bezerra de Barros
Betânia Leite Ramalho

Abstract

A abordagem para o diagnóstico da atividade cognitiva é decisivamente determinada pela teoria psicológica subjacente a ela. O estudo clássico dos testes baseia-se nas seguintes premissas: 1) as capacidades do homem são genéticas e, por isso, são, de fato, invariáveis; 2) encontramos, com pouca frequência, um alto nível de desenvolvimento das capacidades. Em geral, considerando o nível de desenvolvimento das capacidades, as pessoas têm uma distribuição normal 3) o produto final das capacidades variáveis está sujeito a controle, mas, para solucionar tarefas de diagnóstico, não serão analisados o conteúdo dessas capacidades nem as particularidades de sua utilização.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Talízina, N. F. ., Barros, S. C. B. de ., & Ramalho, B. L. . (2020). Os princípios da psicologia soviética e os problemas do psicodiagnóstico da atividade cognitiva. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(1), 277–283. https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56486
Section
Traduções

References

Talizina, N. F. Los principios de la psicología Soviética y los problemas del psicodiagnóstico de la actividad cognoscitiva, En: Antología de la psicología pedagógica y de las edades. C. Habana. Editorial Pueblo y Educación. 1986.