Developmental Teaching in Human Sciences: didactic actions guiding of the teaching work
Main Article Content
Abstract
This paper composes a set of other efforts that aim the theoretical instrumentalization of Developmental Teaching, materialized in teaching practices verified in the reality of the classroom and that have presented promising results. Our aim is that they can serve as support and guidance for other practices that also share the formative intentions that mark Historical-Cultural thinking, more precisely, human development, higher psychological skills and, especially, the formation of concept and thinking conceptually. With this main orientation, we seek to instrumentalize some didactic actions that may contribute to the teaching of Human Sciences, adolescents of the college and oriented in the epistemological bases of Historical-Cultural Theory.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
References
BRASIL. Lei Complementar Nº 135, de 4 de junho de 2010. Altera a Lei Complementar no 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece, de acordo com o § 9o do art. 14 da Constituição Federal, casos de inelegibilidade,prazos de cessação e determina outras providências, para incluir hipóteses de inelegibilidade que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 4 jun. 2010. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp135.htm>. Acesso em: 9 set. 2016.
DUARTE, Newton. A escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural. PsicologiaUSP, São Paulo, v.7, n.1/2, p.17-50, 1996.
GERMANOS, Érika. Contradição como força de mudança: o processo de formação continuada de professores no Ensino Médio enquanto potencializador da práxis transformadora à luz da Teoria Histórico-Cultural. 2016. 317 f. Tese (Doutorado em Educação)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17783/1/ContradicoesForcaMudanca.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2018.
EURASQUIN, Cristina. Adolescencia y escuelas: Interpelando a Vygotsky en el siglo XXI: Unidades de análisis que entrelazan tramas y recorridos, encuentros y desencuentro. Revista de Psicología. Plata, n. 11, p. 59-81. 2010.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 64-81, abr. 2004.
KOSHINO, Ila Leão Ayres. Vigotski: desenvolvimento do adolescente sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético. 2011. 132 p. Dissertação (Mestrado) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.
LEONTIEV, Alexis N. Actividad, conciencia e personalidad. Havana: Editorial Pueblo y Educación. 1983.
_____. Os Princípios do Desenvolvimento Mental e o Problema do Atraso Mental. In: LEONTIEV, Aléxis et al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 4. ed. São Paulo: Centauro, 2011.p. 87-105.
LIBÂNEO, José Carlos. A didática e aaprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-Cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 5-24, set./out./nov./dez. 2004.
LONGAREZI, Andréa Maturano. Didática desenvolvimental no contexto da escola pública brasileira: modos e condições para um ensino que promova o desenvolvimento. Projeto de Pesquisa. Brasília: CAPES/OBEDUC, 2012.
MAJMUTOV, M. I. La enseñanza problémica. Ciudad de La Habana: Pueblo Y Educación, 1983.
ORAMAS,M. S., TORUNCHA, J. Z. Hacia una didáctica desarrolladora. Ciudad de La Habana, Pueblo y Educación, 2003.
SFORNI, Marta Sueli de Faria; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Aprendizagem conceitual nas séries iniciais do ensino fundamental. Educar, Curitiba, n. 28, p. 217-229. 2006.
SOUZA, Leandro Montandon de Araújo. A Sociologia no Ensino Médio: princípios e ações didáticas orientadoras de um ensino que possibilite o desenvolvimento de adolescentes em uma perspectiva histórico-cultural. 2016. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18148>. Acesso em: 01 abr. 2017.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Estudio del desarrollo de los conceptos científicos en la infancia. In:_____. Pensamiento y Habla. Tradução para o espanhol por Alejandro Ariel González. Buenos Aires: Colihue, 1934/2012, cap. 6, p. 265-422.
_____. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. Martins Fontes: São Paulo. 2001.
_____. Psicologia Pedagógica. Tradução Paulo Bezerra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
_____. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda, 2014.
VYGOTSKI, Lev Semenovitch. Obras escogidas - IV: Paidologia del adolescente.Problemas de la psicologia infantil. Madrid: Machado Libros, 2012.