Developmental Teaching in Human Sciences: didactic actions guiding of the teaching work

Main Article Content

Leandro Montandon de Araújo Souza

Abstract

This paper composes a set of other efforts that aim   the   theoretical   instrumentalization   of Developmental    Teaching,    materialized    in teaching practices verified in the reality of the classroom  and  that  have  presented  promising results.  Our  aim  is  that  they  can  serve  as support  and  guidance  for  other  practices  that also share the formative intentions that mark Historical-Cultural  thinking, more precisely, human    development,    higher    psychological skills and, especially, the formation of concept and  thinking  conceptually.  With  this  main orientation,  we  seek  to  instrumentalize  some didactic  actions  that  may  contribute  to  the teaching  of  Human  Sciences,  adolescents  of the college and oriented in the epistemological bases of Historical-Cultural Theory.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Souza, L. M. de A. (2018). Developmental Teaching in Human Sciences: didactic actions guiding of the teaching work. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(2), 364–391. https://doi.org/10.14393/OBv2n2a2018-4
Section
Dossiê Didáticas específicas à luz da teoria histórico-cultural

References

BRASIL. Lei Complementar Nº 135, de 4 de junho de 2010. Altera a Lei Complementar no 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece, de acordo com o § 9o do art. 14 da Constituição Federal, casos de inelegibilidade,prazos de cessação e determina outras providências, para incluir hipóteses de inelegibilidade que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 4 jun. 2010. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp135.htm>. Acesso em: 9 set. 2016.

DUARTE, Newton. A escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural. PsicologiaUSP, São Paulo, v.7, n.1/2, p.17-50, 1996.

GERMANOS, Érika. Contradição como força de mudança: o processo de formação continuada de professores no Ensino Médio enquanto potencializador da práxis transformadora à luz da Teoria Histórico-Cultural. 2016. 317 f. Tese (Doutorado em Educação)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17783/1/ContradicoesForcaMudanca.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2018.

EURASQUIN, Cristina. Adolescencia y escuelas: Interpelando a Vygotsky en el siglo XXI: Unidades de análisis que entrelazan tramas y recorridos, encuentros y desencuentro. Revista de Psicología. Plata, n. 11, p. 59-81. 2010.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 64-81, abr. 2004.

KOSHINO, Ila Leão Ayres. Vigotski: desenvolvimento do adolescente sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético. 2011. 132 p. Dissertação (Mestrado) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.

LEONTIEV, Alexis N. Actividad, conciencia e personalidad. Havana: Editorial Pueblo y Educación. 1983.

_____. Os Princípios do Desenvolvimento Mental e o Problema do Atraso Mental. In: LEONTIEV, Aléxis et al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 4. ed. São Paulo: Centauro, 2011.p. 87-105.

LIBÂNEO, José Carlos. A didática e aaprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-Cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 5-24, set./out./nov./dez. 2004.

LONGAREZI, Andréa Maturano. Didática desenvolvimental no contexto da escola pública brasileira: modos e condições para um ensino que promova o desenvolvimento. Projeto de Pesquisa. Brasília: CAPES/OBEDUC, 2012.

MAJMUTOV, M. I. La enseñanza problémica. Ciudad de La Habana: Pueblo Y Educación, 1983.

ORAMAS,M. S., TORUNCHA, J. Z. Hacia una didáctica desarrolladora. Ciudad de La Habana, Pueblo y Educación, 2003.

SFORNI, Marta Sueli de Faria; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Aprendizagem conceitual nas séries iniciais do ensino fundamental. Educar, Curitiba, n. 28, p. 217-229. 2006.

SOUZA, Leandro Montandon de Araújo. A Sociologia no Ensino Médio: princípios e ações didáticas orientadoras de um ensino que possibilite o desenvolvimento de adolescentes em uma perspectiva histórico-cultural. 2016. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18148>. Acesso em: 01 abr. 2017.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Estudio del desarrollo de los conceptos científicos en la infancia. In:_____. Pensamiento y Habla. Tradução para o espanhol por Alejandro Ariel González. Buenos Aires: Colihue, 1934/2012, cap. 6, p. 265-422.

_____. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. Martins Fontes: São Paulo. 2001.

_____. Psicologia Pedagógica. Tradução Paulo Bezerra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

_____. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda, 2014.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch. Obras escogidas - IV: Paidologia del adolescente.Problemas de la psicologia infantil. Madrid: Machado Libros, 2012.