Movimento lógico-histórico e a proposta formativa do Clube de Matemática: um olhar a partir da organização do ensino do conceito de número

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Lukas Adriel Francisco Alves
Maria Marta da Silva

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal investigar como uma situação desencadeadora de aprendizagem acerca do conceito de número contribuiu para o entendimento do movimento lógico-histórico, como proposta para a organização do ensino de conceitos matemáticos. O Clube de Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Campus Sudoeste, Sede Quirinópolis, foi o espaço formativo que abrigou as ações da pesquisa. Nesse contexto, durante o período de 2017 a 2023, aproximadamente trinta professores de Matemática em formação participaram de um experimento formativo que buscou respostas a seguinte questão problematizadora: Quais são as contribuições formativas que a organização do ensino de conceitos matemáticos ofertada pelo Clube de Matemática, a partir do movimento lógico-histórico, pode trazer a professores de Matemática em formação inicial? Os resultados dão indícios de que os sujeitos compreenderam os conceitos matemáticos como produções humanas que materializam respostas às necessidades postas na realidade objetiva. Também indicam a necessidade de professores e de alunos terem a oportunidade de aprender os conceitos matemáticos a partir de um modelo geral de ações que privilegie o movimento lógico-histórico. 

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Como Citar
Alves, L. A. F., & Silva, M. M. da. (2024). Movimento lógico-histórico e a proposta formativa do Clube de Matemática: um olhar a partir da organização do ensino do conceito de número. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–25. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-39
Seção
DOSSIÊ II - Movimento lógico-histórico dos conceitos: formação de professores, ensino e pesquisas

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